CMTC cria cinco linhas de ônibus e desativa três na Região Metropolitana de Goiânia

Publicado em: 20 de agosto de 2020

Mudanças entram em vigor após estudos técnicos. Foto: Divulgação.

Itinerários alimentadores de Nerópolis foram substituídos por trajeto direto

JESSICA MARQUES

A CMTC (Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo) criou cinco linhas de ônibus diretas na Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, também desativou três linhas alimentadoras.

Em nota, o órgão informou que foram feitos estudos técnicos para embasar as mudanças. Os resultados apontaram que o principal fluxo de passageiros é no sentido dos bairros para os setores Marista e Bueno das 5h às 9h. Por sua vez, no sentido contrário é das 15h às 19h.

O lançamento das linhas que atendem os Arcos Sul e Leste foi realizado nesta quinta-feira, 20 de agosto de 2020. Confira as alterações, na íntegra:

Em Goiânia, as linhas 911, 915, 919, 920 faz deslocamento direto para vias importantes do Bueno e Marista, como avenidas 85, T-63 e T-10, otimizando tempo de espera do ônibus e tempo de viagem.

A linha 911 será um reforço à 011. No horário de pico da manhã e da tarde a 911 auxilia no transporte de usuários pelo trecho de maior demanda da linha, que é a bacia do Marista/Bueno no pico da manhã. Irá retornar com portas fechadas até o terminal Praça A para ter ganho no tempo de viagem e realizar nova viagem.

À tarde, a operação inverte. O início da viagem ocorre no Marista/Bueno, com destino ao Terminal Praça A.

A linha 915 irá reforçar a linha 015. Pela manhã e tarde, o ônibus da linha 915 leva o usuário ao Marista eBueno, até o viaduto da T-63 e volta com portas fechadas para um novo embarque no terminal Praça A. À tarde, o sentido inverte. A viagem se inicia no Marista e Bueno e destino ao Terminal Praça A.

A linha 919 auxilia a operação da 019. Pela manhã, o ônibus da linha 919 faz uma operação circular, ou seja, leva o usuário até a bacia do Marista/Bueno e também ao terminal Isidória. A linha 920 faz a mesma operação circular no sentido inverso, atendendo, primeiramente, o Terminal Isidória e em seguida a bacia Marista/Bueno. A mesma operação ocorre à tarde.

A linha 920 reforça a 020 nos horários de pico. Pela manhã, o ônibus da linha 920 faz a operação circular, transportando o usuário até o Isidória e também para a bacia do Marista/Bueno. Essa operação vale para os dois períodos, manhã e tarde. A linha 919, citada anteriormente, faz a mesma operação circular no sentido inverso.

Por sua vez, em Nerópolis, o usuário agora ganha uma linha direta para Goiânia, a 581, otimizando o tempo de viagem. Já com funcionamento desde sábado, 15, o usuário de Nerópolis pode vir direto para Goiânia, sem a necessidade de embarque e desembarque no Terminal Nerópolis que foi desativado temporariamente.

O Ponto de Embarque e Desembarque (PED) foi devidamente identificado em frente ao terminal Nerópolis, na Av. João Milton Ramos, Conjunto Alda Tavares, para garantir o acesso ao transporte sem prejuízo àquele que vai a pé ou mora nas proximidades.

Por fim, as três linhas que atendiam Nerópolis, 957, 958 e 959 foram desativadas. No entanto, as linhas alimentadoras dos bairros continuam operando.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta