Teresina suspende circulação dos ônibus neste fim de semana e mantém restrições para o funcionamento das atividades econômicas
Publicado em: 14 de agosto de 2020

Novo decreto nº 19.995 visa coibir a proliferação da Covid-19 na capital do Piauí, que aumentou nesta semana em 9% a taxa de transmissibilidade
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Teresina, no Piauí, publicou nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, o decreto nº 19.995 diante do aumento, nesta semana, de 9% da taxa de transmissibilidade do coronavírus.
O Decreto dá continuidade às restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dois finais de semana. Além disso, determina a suspensão total da circulação dos ônibus neste sábado, 15, e domingo, 16.
Weldon Bandeira, gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), explica a suspensão da circulação dos ônibus. Segundo ele, com o não funcionamento de boa parte dos setores, não há necessidade para deslocamentos. “A intenção é que as pessoas fiquem em casa e evitem a proliferação dessa doença infecciosa na capital. Os resultados têm sido positivos e os deslocamentos só devem ser feitos em casos essenciais”, recomenda o superintendente.
Já nos próximos dois finais de semana (15 e 16 de agosto, e 22 e 23 de agosto) estão autorizados a funcionar apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; situações comprovadas de urgências e emergências.
Neste domingo, 16, foram mantidos somente os eventos que serão transmitidos de forma virtual para a celebração do aniversário de Teresina.
Nos sábados 15 e 22 de agosto, fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis.
Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h na sextas-feiras, 14 e 21 de agosto.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes