Sistema metropolitano de transporte de Belo Horizonte acumula prejuízo de R$ 71 milhões com a pandemia

Número de passageiros apresentou queda de 56%. Foto: Rafael Vinícius de Paula Freitas / Ônibus Brasil.

Levantamento é do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano

JESSICA MARQUES

As empresas de ônibus do sistema metropolitano de transporte de Belo Horizonte, em Minas Gerais, contabilizam um prejuízo de R$ 71 milhões desde o início da pandemia. A operação contempla 34 municípios da região.

O levantamento foi feito pelo Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano). De acordo com a entidade, o balanço leva em conta a diferença entre os gastos, que se mantém para que o serviço continue sendo oferecido, e a receita das empresas, que caiu junto com a queda de demanda dos passageiros.

Em média, considerando os meses de abril, maio e junho, o número de passageiros transportados mensalmente apresentou queda de 56%, passando de 19,7 milhões para 8,6 milhões.

No entanto, segundo o sindicato, a operação das empresas consorciadas não sofreu redução na mesma proporção. O número de viagens, no mesmo período, passou de 416,9 mil para 222,4 mil, o que representa uma queda de 46%.

“As empresas continuam arcando com custos com mão-de-obra, óleo diesel e manutenção, mas, sem subsídio para compensar a perda de arrecadação causada pela queda no número de passageiros, o sistema não consegue operar de forma ideal”, afirmou, em nota, o presidente do Sintram, Rubens Lessa.

Ainda segundo Lessa, o cenário de exceção provocado pela pandemia exige que todo mundo colabore para minimizar os problemas.

“Nós fizemos campanhas pedindo que os usuários utilizem as máscaras, mantenham o distanciamento nas estações e, sempre que puderem, esperem o próximo veículo passar quando o ônibus estiver cheio”, recomenda.

PÓS-PANDEMIA

O sindicato afirma ainda que outra preocupação das empresas do transporte metropolitano é com a situação do setor no pós-pandemia. As viações falam em mudanças nos contratos para garantir um sistema mais sustentável.

“É preciso pensar em novas formas de financiamento do transporte público, que é um serviço essencial. Hoje, o sistema é financiado somente pelos usuários pagantes e, com a diminuição na demanda de passageiros, o sistema pode entrar em colapso”, disse também o presidente do Sintram, Rubens Lessa.

Ainda segundo Rubens, a diminuição da demanda no transporte público não impacta somente as empresas, mas toda a sociedade.

“Menos passageiros significa menos ônibus circulando e mais carros. E, a sociedade tem que colocar nessa conta, o aumento no número de acidentes, de mortos e feridos, de sobrecarga no sistema hospitalar, piora no trânsito. Ou seja, a imobilidade”, explicou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. dotA disse:

    A sociedade tem que pensar no custo marginal, mas as empresas não, né? Menos viagens e menos passageiros tbm significa menor carga tributária, menos mão-de-obra empregada, menos peças e insumos consumidos, menos uso de eletricidade nas garagens, e isso levando em conta que a grande maioria das empresas não oferece álcool em gel em grande parte das viagens de seus veículos, muito menos os higieniza como dizem que fazem.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading