Prefeitura de Itabuna (BA) autoriza retorno do transporte coletivo

Publicado em: 6 de agosto de 2020

Ônibus também deverão ser higienizados com a limpeza dos assentos, corrimãos, piso e janelas, ao final de cada viagem. Foto: Divulgação.

Decreto municipal estabelece que ônibus voltem a circular a partir de segunda-feira, 10

JESSICA MARQUES

O prefeito de Itabuna, na Bahia, Fernando Gomes, autorizou o retorno do transporte coletivo na cidade. A determinação foi feita por meio do Decreto de nº 4.224, de 05 de agosto de 2020.

De acordo com o documento, os ônibus estão autorizados a voltar a operar a partir de segunda-feira, 10. Ainda segundo o decreto, a operação deverá seguir normas e procedimentos de segurança em saúde para o funcionamento. 

Na cidade, o transporte está suspenso desde 22 de março, sem flexibilização. Assim, a frota não sai das garagens desde então e o Sindicato dos Rodoviários informou à mídia local que contabiliza cerca de 100 demissões.

A autorização é para 50% do número de veículos das linhas do transporte público que operam no município, considerando as viações São Miguel e Sorriso.

Entre as recomendações, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais por parte dos motoristas, cobradores e passageiros, além da proibição de pessoas em pé no interior do veículo.

“Os ônibus também deverão ser higienizados com a limpeza dos assentos, corrimãos, piso e janelas, ao final de cada jornada, e cumprir a integridade do Protocolo de Medidas Sanitárias que foi elaborado pelo município e anexado ao Decreto”, informou a Prefeitura, em nota.

“Caso haja descumprimento nas regras do Decreto, as concessionárias do serviço público do transporte coletivo terão seus veículos apreendidos, além de imputação de multa e rescisão contratual”, detalhou também.

Confira o decreto, na íntegra:

itabunaitabuna 2

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta