Colombo, na Grande Curitiba, abre licitação para Plano de Mobilidade Urbana

Publicado em: 6 de agosto de 2020

Foto: Esio de Oliveira Soares

Abertura dos envelopes será em 22 de setembro de 2020

ALEXANDRE PELEGI

Colombo, município da Grande Curitiba, Paraná, com população estimada de 244 mil habitantes, lançou Aviso de Licitação para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A publicação consta da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020.

A Concorrência, tipo Técnica e Preço, está marcada para 22 de setembro próximo. A Pasta Técnica com o inteiro teor do Edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos, poderá ser solicitada através do e-mail: licitação@colombo.pr.gov.br, ou examinada na sede da prefeitura.

O Plano de Mobilidade Urbana organiza o sistema viário da cidade, que envolve trânsito, ciclovias, pedestres, obras necessárias e outras situações. O Plano é exigido por Lei Federal aos municípios com mais de 200 mil habitantes, que é o caso de Colombo.

No último levantamento do IBGE (censo 2010), mais de um quinto da população de Colombo levava mais de uma hora só para chegar ao trabalho.

A cidade pertence ao Núcleo Urbano Central – NUC, delimitado pela malha urbana contínua que abrange outros 13 municípios – Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Melhorar o zoneamento e o planejamento urbano na cidade é uma das exigências para diminuir a necessidade de deslocamento das pessoas, melhorar o transporte público coletivo e o transporte ativo, além de diminuir a atratividade do uso do transporte individual, especialmente o carro.

São José dos Pinhais e Colombo, juntamente a Piraquara e Fazenda Rio Grande, concentram cerca de 1/3 da população da Região Metropolitana de Curitiba – a população dessas cidades, somada à da capital paranaense, resultava em 2020 em 79,1% da população do NUC e 76% da população da RMC.

Recentemente, como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura de Pinhais, vizinha a Colombo, publicou Aviso de Licitação e Tomada de Preços com vistas à contratação de empresa especializada para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município.

A publicação foi feita na edição de 29 de julho de 2020, do Diário Oficial da União. Com um horizonte de, no mínimo, 10 anos, o PlanMob Pinhais será licitado pelo critério de Técnica e Preço, com valor máximo de R$ 631 mil.

A entrega e abertura dos envelopes está marcada para dia 31 de agosto, às 09:00 horas. Relembre: Pinhais, na Grande Curitiba, abre licitação para Plano de Mobilidade Urbana



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta