Prefeitura de Sobral e Universidade Federal do Ceará firmam parceria para implantar primeiro sistema de transporte coletivo do município

Publicado em: 5 de agosto de 2020

O convênio foi assinado na segunda-feira, 03 de julho de 2020. Foto: David Motta

Termo de Convênio para Cooperação Técnica foi publicado na edição do DOU desta quarta-feira, 05 de agosto, com vigência até agosto de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A Universidade Federal do Ceará-UFC e o Município de Sobral assinaram Termo de Cooperação Técnica para produzir planejamentos, análises, capacitações e executar ações e acompanhamento para implantação dos Transportes Público Municipal e Transporte Escolar,

O convênio, assinado na segunda-feira, 03 de julho de 2020, foi publicado na edição desta quarta-feira, 05, do Diário Oficial da União.

O objetivo é implantar o primeiro sistema público de transporte coletivo urbano de Sobral, município da região norte do Estado do Ceará

Denominado de Transol, o sistema beneficiará toda a população de Sobral, e incluirá aindauma linha que interligará os campi e prédios da UFC e de outras instituições de ensino superior, a ser chamada de Cidade Universitária.

O termo foi assinado na Reitoria pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

O convênio, com validade de um ano, contará com o corpo técnico da UFC no auxílio à implantação do sistema logístico, que inclui o sistema público municipal e o transporte escolar.

Para o reitor da UFC, a função da Universidade é aplicar os seus conhecimentos de modo a melhorar a vida das pessoas.

Desde o fim de 2019 uma equipe da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade (UFC Infra) tem prestado apoio técnico à Prefeitura de Sobral, com estudos de planejamento e implementação das linhas.

Junto à equipe técnica da Prefeitura, os especialistas estudaram a melhor forma de iniciar a operação das linhas de ônibus. Em março, a primeira delas (Renato Parente-Centro) começou a operar, de forma assistida, de segunda a sábado, em veículos com capacidade para 50 passageiros.

Para o prefeito Ivo Gomes, a parceria está dá oportunidade a milhares de sobralenses de baixa renda de se deslocarem de suas casas para o trabalho, para outras atividades sociais, por um preço baixo na passagem de ônibus, ônibus confortável, seguro e tranquilo.

Dentro do sistema de transporte a ser consolidado, a linha Cidade Universitária é uma reivindicação antiga dos universitários do município. Por conta da pandemia da covid-19, os prazos para o início de sua operação estão sendo reajustados.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta