ANTT autoriza inclusão de mercados para Viação Amarelinho, Gontijo, Expresso Satélite Norte, Real Expresso e Consórcio Federal

Foto: Felipe Rodrigues

Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência autorizou ainda alguns pedidos de supressão de linhas

ALEXANDRE PELEGI

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência Nacional de Transpores Terrestres – ANTT autorizou uma série de pedidos de inclusão de mercados para empresas de ônibus na edição desta quarta-feira, 05 de agosto de 2020.

Pela Portaria nº 450, a ANTT deferiu o pedido da Viação Amarelinho Transporte de Passageiros Ltda para a inclusão dos seguintes mercados em sua Licença Operacional – LOP, de número 185:

I – De: São Paulo (SP), Campinas (SP), São Carlos (SP), Araraquara (SP), Catanduva (SP) e São José do Rio Preto (SP) para: Ituiutaba (MG) e Planura (MG).

II – De: São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Campinas (SP), Pirassununga (SP), Ribeirão Preto (SP), Bebedouro (SP), Olímpia (SP) e Barretos (SP) para: Ituiutaba (MG) e Planura (MG).

III – De: São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Pilar do Sul (SP), São Miguel Arcanjo (SP), Itapetininga (SP), Botucatu (SP), Bauru (SP), Araçatuba (SP) e São José do Rio Preto (SP) para: Planura (MG) e Ituiutaba (MG).

No atendimento à Amarelinho, a ANTT conheceu e negou provimento ao pedido de impugnação feito pelas empresas Auto Viação Catarinense Ltda, Auto Viação 1001 Ltda e Viação Cometa S/A.


Pela Portaria nº 456 a ANTT atendeu o pedido da Expresso Satélite Norte Ltda para a inclusão dos mercados a seguir em sua Licença Operacional – LOP, de número 04:

I – De Goiânia (GO), Anápolis (GO), Uruaçu (GO) e Porangatu (GO) para: Gurupi (TO), Paraíso do Tocantins (TO), Miranorte (TO), Guaraí (TO), Colmeia (TO), Pequizeiro (TO), Couto de Magalhães (TO), Conceição do Araguaia (PA), Redenção (PA), Rio Maria (PA), Xinguara (PA), Sapucaia (PA), Canaã dos Carajás (PA) e Parauapebas (PA);

II – De Gurupi (TO), Paraíso do Tocantins (TO), Miranorte (TO) e Guaraí (TO) para: Conceição do Araguaia (PA), Redenção (PA), Rio Maria (PA), Xinguara (PA), Sapucaia (PA), Canaã dos Carajás (PA) e Parauapebas (PA).


Pelas Portaria nº 460 e nº 482, a Agência atendeu a três pedidos da empresa Gontijo de Transportes Limitada:

= inclusão dos mercados a seguir em sua Licença Operacional – LOP, de número 36:

I – De: Itumbiara (GO) Para: Cuiabá (MT) e Rondonópolis (MT); e,

II – De: Araxá (MG) Para: Santa Rita do Araguaia (GO), Mineiros (GO), Jataí (GO), Rio Verde (GO) e Itumbiara (GO).

= supressão da linha Sobral (CE) – São Paulo (SP), prefixo 03-0019-00.

= implantação da linha Sobral (CE) – São Paulo (SP) via Crateús (CE), com os mercados a seguir como seções:

I – De Sobral (CE) para: Picos (PI), Petrolina (PE), Feira de Santana (BA), Vitoria da Conquista (BA), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG) e Betim (MG);

II – De Crateús (CE) para: Picos (PI), Petrolina (PE), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP);

III – De Tauá (CE) para: Picos (PI), Patos do Piaui (PI), Paulistana (PI), Petrolina (PE), Teófilo Otoni (MG), Governador Valadares (MG), João Monlevade (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP);

IV – De Picos (PI) para: Petrolina (PE), Governador Valadares (MG) e Belo Horizonte (MG);

V – De Petrolina (PE) para: Patos do Piaui (PI), Paulistana (PI), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP);

VI – De Juazeiro (BA) para: Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP);

VII – De Senhor do Bonfim (BA) e Riachão do Jacuípe (BA) para: Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Betim (MG) e São Paulo (SP);

VIII – De Capim Grosso (BA) para: Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Betim (MG) e São Paulo (SP);

IX – De Feira de Santana (BA) e Jequié (BA) para: Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP);

X – De São Paulo (SP) para: Santa Quitéria (CE), Santo Estevão (BA), Poções (BA), Teófilo Otoni (MG), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG) e Betim (MG);

XI – De Vitoria da Conquista (BA) para: Ipatinga (MG), João Monlevade (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).


Pela Portaria nº 461, a Agência deferiu o pedido da Real Expresso Limitada para a inclusão dos mercados a seguir em sua Licença Operacional – LOP, de número 54:

I – De: Caldas Novas/GO e Goiânia/GO Para: Araguari/MG, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, Santos/SP, São Bernardo Do Campo/SP, São Paulo/SP, Uberaba/MG e Uberlândia/MG.

II – De: Uberaba/MG Para: Campinas/SP e São Bernardo do Campo/SP.

III – De: Uberlândia/MG Para: Campinas/SP, Santos/SP, São Bernardo do Campo/SP e São Paulo/SP.


Já pela Portaria nº 479 a ANTT autorizou a Consórcio Federal de Transportes para a implantação da linha Goiânia (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA) via Divinópolis de Goiás, com os mercados a seguir como seções:

I – De: Goiânia (GO) e Formosa (GO) Para: Luís Eduardo Magalhães (BA); e

II – De: Brasília (DF) Para: Alvorada do Norte (GO), Iaciara (GO), Posse (GO), Divinópolis de Goiás (GO), São Domingos (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).


Pelas Portaria nº 480 e nº 481, a ANTT atendeu a dois pedidos da Expresso Maia Ltda:

– supressão da linha Petrolina de Goiás (GO) – Dianópolis (TO), prefixo 12-0296-00.

– supressão da linha Portelândia (GO) – Ponte Branca (MT), prefixo 12-0371-00.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Edileuza Alvina dos santos disse:

    Quando poderemos viajar para Itabuna ou não tem data prevista

  2. Anderson Baltazar disse:

    Só no Brasil que uma empresa que não possui ônibus próprio tem linha, enquanto muitas empresas sérias não conseguem a tal liberação de mercado que foi prometida e o que vemos pouquíssimas liberações e ainda mais para empresas que até ontem trabalhavam como liminar judicial. O ministério público deveria investigar a ANTT e seus servidores, pode ter certeza que vão chegar nas respostas.

  3. Adriana da Silva Rocha disse:

    Oi quando voltará a linha do gotijo que sai da rodoviária de Resende saindo de Campinas São Paulo em direção a rodoviária de ribeira do pombal?ou para rodoviária de Salvador?

  4. Luiz disse:

    Como viajei muito de ônibus tá na hora de acabar com a homologação de linhas exclusivas das empresas as vezes ficamos até 6 horas ano passado fiquei na rodoviária de Carmo do Paranaíba mg esperando ônibus para BH das 9 da manhã até as 16:30 hrs .E um absurdo ideal é ter concorrência entre as linhas e acabar com exclusividade beneficiando empresas.

  5. Cristiane Severo De Amorim Oliveira disse:

    Meu nome e Cristiane e gostaria de saber quando terá ônibus de Uberlândia/catalão e vice versa,uma vez que tem muitas pessoas que fazem tratamento de saúde dentre outros e o mesmo está fazendo muita falta, aguardando resposta.

  6. Eduardo disse:

    Falou bem Anderson! Estão acabando com o Setor de Transportes RODOVIÁRIO de passageiros no Brasil. Era um dos melhores do mundo! Hoje o que se ver RODOVIÁRIA com pouco movimento. Um monte de empresa fazendo 1 só linha com pouco passageiro. Enquanto isso várias empresas desaparecendo! Ou Entrando em recuperação e salários cada vez mais baixo e com menos oferta de emprego. Alguém tem fazer alguma coisa! Antes que acabem com tudo. Já estava tudo certo cada empresa tem suas linhas. Pra que escancarar tudo. Será que não percebem que estarão ACABANDO com à saúde financeira das empresas! Todas essas linhas que estão liberando já tem empresas operando! Vão ter queda de demanda e consequentemente à corda vai estourar no lado mais fraco ! Que são os trabalhadores. As empresas já mandaram muita gente embora depois que isso começou. Tudo que empresa vende passagem pro mesmo lugar da outra! Com isso cada uma leva um pouquinho “quando acham” enquanto antes tinhamos ônibus limpo na plataforma saindo no horário certinho e com muito pessoal de apoio empregado! Pois às linhas eram boas e às empresas tinham condições de pagar um bom salários para os colaboradores. Agora com essa bagunça dividiu tanto à demanda que estão mandando muitos embora. Os passageiros sendo disputados no palitinho ou seja na sorte para à empresa sobreviver.

  7. Renato da Costa disse:

    Fica minha pergunta… a Diretoria da Amarelinho já preparou o novo vídeo falando que o site esta equivocado e que eles receberam algumas poucas linhas ?
    Tô achando que arrumaram um professor de português e entenderam o texto desta vez .. kkkk

  8. ricardo silva disse:

    Poucas ? conseguiram so o miolo de rentabilidade da cometa, Itamarati e reunidas, fala merda n.

    1. Sergio Miranda disse:

      Tem Gontijo e União fazendo Brasília a São Lourenço e Gontijo fazendo Brasília a Aparecida via Itajubá. Todos diários. Sul de Minas marcando ponto.

  9. lenira Souza disse:

    incrível esse país….para o sul de Minas não há transporte direto saindo de Brasília….o único era da viação união que foi proibida de trafegar.
    essa Gontijo com ônibus precários vai até Poços de Caldas ou Três corações….uma falta de tudo .
    acabaram com o transporte rodoviario

  10. Alexandre Augusto de Oliveira disse:

    A empresa expresso satélite norte Ltda incluir as praças Araguaína TO e Araguatins TO

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