Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia parceria com Suspensys no Consórcio Modular

Publicado em: 22 de julho de 2020

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Foto: Divulgação.

Integrante das Empresas Randon é especializada em sistemas de suspensão e eixos

JESSICA MARQUES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta quarta-feira, 22 de julho de 2020, a parceria com Suspensys no Consórcio Modular. A integrante das Empresas Randon é especializada em sistemas de suspensão e eixos.

Ambas assinaram parceria para a montagem de suspensões pneumáticas em caminhões e ônibus que tenham esse opcional. A operação vai ocorrer dentro do complexo industrial da VWCO em Resende, no Rio de Janeiro.

Desta forma, a Suspensys passa a integrar o Consórcio Modular. Trata-se do modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais compartilha a responsabilidade de montagem em sua fábrica com os fornecedores.

PRÓXIMOS PASSOS

Também de acordo com a fabricante, o momento agora é de implementar esse acordo. Assim, haverá uma fase piloto a partir de outubro de 2020, com previsão de início efetivo em 2021.

“Ao longo dos próximos meses, a Suspensys vai instalar a linha de montagem no seu prédio que abriga também o Customer Forum da VWCO. Será dedicada uma área de 4 mil metros quadrados no empreendimento onde serão instalados os equipamentos de ponta necessários à operação, mantendo todas as atividades atuais da VWCO no Customer Forum”, detalhou a fabricante, em nota.

“De lá, os componentes sairão sequenciados rumo à linha final da VWCO e, dentro do contexto de parceria que o Consórcio Modular prevê, o acoplamento da suspensão pneumática no chassi ficará a cargo da Meritor, tendo a Maxion também envolvida no processo para a pré-instalação de algumas peças no veículo”, explicou também.

Desta forma, a Suspensys ficará responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas para os caminhões e ônibus da Volkswagen.

A empresa será também a fornecedora do sistema modular de suspensões full-air concebido em conjunto pela Suspensys e a VWCO para seu portfólio de veículos. Anteriormente, parte dessa operação era feita fora da fábrica da VWCO.

PARCERIA INÉDITA

O Consórcio Modular completa 25 anos neste mês de julho. Esta é a primeira vez que o grupo receberá um parceiro para um novo componente. Neste caso, a suspensão pneumática.

“Esse anúncio é emblemático para nós. O acordo vem para suprir uma demanda no mercado: cada vez mais, nossos clientes vão buscar o conforto e a eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para a Suspensys, a perspectiva também é positiva, conforme informado por meio de nota.

“Integrar o Consórcio Modular fortalece ainda mais o relacionamento entre as Empresas Randon e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que há mais de 30 anos consolidam uma importante parceria comercial. Com os investimentos e o fornecimento de sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes”, afirmou o COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta