Volkswagen entrega 300 ônibus ao Caminho da Escola

Publicado em: 20 de julho de 2020

Ônibus foram projetados para transportar os estudantes sobre condições difíceis de tráfego. Foto: Divulgação.

Lote é para cinco estados no Norte e Nordeste do Brasil

JESSICA MARQUES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informou nesta segunda-feira, 20 de julho de 2020, que concluiu a entrega de 300 ônibus escolares. Os veículos são para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Todos os ônibus são destinados ao programa Caminho da Escola, para os Estados do Acre, Rondônia, Alagoas, Paraíba e Ceará. De acordo com a fabricante, os modelos de chassis que integram o lote são os Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ODR, com carrocerias Neobus e Marcopolo.

O programa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, destina veículos para o transporte de estudantes nos municípios brasileiros.

Ainda segundo a VWCO, os ônibus foram produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da fabricante em Resende, no Rio de Janeiro. A unidade retomou as atividades parcialmente em 27 de abril e opera em dois turnos.

Relembre: Volkswagen Caminhões e Ônibus abre novo turno e cerca de 500 funcionários voltam ao trabalho na segunda-feira

LICITAÇÃO

No fim de 2019, a VW Caminhões e Ônibus venceu a licitação para venda de 3.600 ônibus ao Caminho da Escola, sendo 1.600 unidades do Volksbus 15.190 ODR ORE3, outras 1.600 unidades do Volksbus 8.160 ODR ORE1 e mais 400 unidades do Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto.

Relembre: Presidente da VWCO anuncia 3.600 ônibus para o Caminho da Escola em 2020

“A VW Caminhões e Ônibus é líder absoluta no fornecimento de veículos, com mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes nos pontos mais remotos do Brasil. O volume de entregas de ônibus Volkswagen passa da metade do total de entregas em toda a história do programa, criado há doze anos”, informou a fabricante, em nota.

“Não à toa, há muitos números a comemorar: mais de 1 milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil – quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação”, detalhou também.

MODELOS

A VWCO informou, em nota, que os ônibus foram projetados para transportar os estudantes sobre condições difíceis de tráfego. Assim, mesmo com a pista acidentada, os veículos poderão permitir o acesso de estudantes das zonas rurais.

Os veículos Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da Escola, segundo a fabricante. O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

Por sua vez, o modelo 15.190 ORE 3 é o de maior capacidade, 59 pessoas, e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar.

De acordo com a fabricante, o ônibus “foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional. O veículo tem tração 4×2 e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).”

Por fim, o 8.160 ORUNEA Piso Alto também possui carroceria Neobus TH Way. O modelo vem ainda com ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e capacidade para transportar 30 alunos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Renê luis disse:

    A vwco cada vez mais é lider pela confiança e robustez de seus produtos! Parabéns ao estado do Acre e aos alunos que terão bastante conforto nos deslocamentos.👍

Deixe uma resposta