Prefeitura de Boa Vista (RR) entrega novos ônibus e amplia a frota com a reabertura do comércio

Publicado em: 17 de julho de 2020

Foto: Giovani Oliveira / Prefeitura de Boa Vista (RR)

São 9 veículos no total, sendo um articulado, todos climatizados e com acessibilidade

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, entregou nesta quinta-feira, 16 de julho de 2020, novos ônibus para a frota do transporte coletivo da capital.

São 9 veículos no total, sendo um articulado, todos climatizados e com acessibilidade.

O ônibus articulado tem capacidade para 134 passageiros sentados e em pé e, os demais, têm capacidade para 83 passageiros cada, modelo Marcopolo Viale. Todos os novos ônibus estão sinalizados, mantendo distanciamento entre os passageiros.

Oito ônibus são convencionais modelo Mascarello Gran Via com 13 metros e capacidade para 43 passageiros sentados e um espaço para cadeira de rodas.

Todos os ônibus possuem marcação, em função da pandemia, para poder manter o distanciamento social, que se usa dentro do transporte público. É o que tem de mais moderno em termos de ônibus para transporte público”, destacou a prefeita Teresa Surita.

A partir desta segunda, 20 de julho, a frota de ônibus da capital será ampliada em virtude da reabertura do comércio. Com a entrega dos novos veículos, a frota vai circular com 60% do total.

Atualmente 54 bairros são atendidos e 100% dos veículos contam com acessibilidade.

“Com esses novos ônibus, na segunda-feira, na reabertura do comércio, vamos poder atender melhor a população, sem ter tumulto, sem ter muita gente dentro dos ônibus. Vamos manter esse controle em cada terminal. Nós temos nesse período um grande número de estudantes que não usa a frota, porque não está tendo aula. Nesse primeiro momento, vamos passar de 50% para 60%, o número de ônibus na cidade. Mas vamos acompanhar diariamente e, conforme a necessidade, esse número pode ser aumentado também”, frisou a prefeita.

E comunicado, a prefeitura afirma que haverá fiscalização no embarque, durante a viagem, e no desembarque dos passageiros para garantir que todos cumpram as normas de segurança estabelecida, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento. Nos ônibus os usuários também terão disponível álcool para a higienização das mãos.

A empresa Viação Cidade de Boa Vista, responsável pelo transporte coletivo na capital, não demitiu nenhum funcionário nesse período. Ao todo 258 funcionários prestam serviço para empresa e tiveram seus empregos mantidos.

“Mesmo passando por esse momento difícil para todo mundo, nós não fizemos demissões, resguardamos todos os funcionários”, declarou o gerente-geral da empresa Tiago Lima.

A vida média dos veículos é de cinco anos e 8 meses.

O aumento da frota de 2013 para 2020 foi de 35%.


BV_onibus novos_2

Foto: Giovani Oliveira / Prefeitura de Boa Vista (RR)


BV_quadro


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta