Ônibus de Maceió voltam a operar com 100% da frota a partir de segunda, 20

Publicado em: 16 de julho de 2020

Mudança foi anunciada nesta quinta-feira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió.

Decreto Municipal mantém a proibição do uso do Cartão Bem Legal nas modalidades Escolar e Sênior nos transportes públicos municipais

JESSICA MARQUES

Os ônibus de Maceió, em Alagoas, vão voltar a operar com 100% da frota a partir de segunda-feira, 20 de julho de 2020. A determinação é da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) para o SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió).

Além da determinação para o aumento da frota, o novo Decreto Municipal de nº 8.918, publicado nesta quinta-feira, 16, estabelece novas medidas em relação ao transporte público.

O documento estipula que a capacidade de passageiros transportados nos veículos seja realizada na modalidade “bancada”. Isso significa passageiros sentados em sua totalidade da capacidade do veículo, acrescentada do limite total da capacidade do veículo de usuários em pé.

Segue obrigatório o uso de máscaras no interior dos coletivos do SIMM. Da mesma forma, mantém-se a circulação dos ônibus com as janelas abertas e sem a utilização de ar-condicionado.

O Decreto Municipal mantém também a proibição do uso do Cartão Bem Legal Escolar e do Cartão Bem Legal Sênior nos transportes públicos municipais. O programa Domingo é Meia também continua suspenso. A medida é válida até o dia 31 de julho, podendo ser prorrogada.

“Com o avanço para a fase amarela e a reabertura gradativa de novos segmentos da economia em Maceió, a SMTT determinou que as empresas que fazem parte do SIMM normalizassem o serviço de transporte público na capital. Essa medida vai diminuir o tempo de espera dos coletivos nos pontos de parada, principalmente nos horários de pico”, justificou Antonio Moura, gestor da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, em nota.

USO DO TRANSPORTE

O superintendente da SMTT ainda faz um alerta à população sobre a utilização do transporte coletivo.

“Recomendamos que os cidadãos só utilizem o transporte apenas quando for extremamente necessário. E caso precise sair de casa, orientamos que os usuários do SIMM consultem os horários dos coletivos no aplicativo CittaMobi para evitar a exposição nas ruas e diminuir os riscos de contágio pela Covid-19. Usem máscaras e utilizem álcool em gel sempre, de preferência antes e após o embarque nos coletivos. Essas medidas são fundamentais e extremamente necessárias, que ajudam a salvar vidas”, reforçou Antonio Moura.

FISCALIZAÇÃO

De acordo com a Prefeitura, os agentes e fiscais da SMTT manterão as operações de fiscalização nos principais terminais de ônibus e corredores de transportes de Maceió para garantir o cumprimento do novo Decreto Municipal, que determina o uso obrigatório de máscaras dentro dos coletivos.

“Caso a população flagre alguma irregularidade no transporte público, as denúncias podem ser feitas através do Disque SMTT, no número 118. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta