São Paulo não terá greve de Metrô nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020
Publicado em: 7 de julho de 2020

Decisão foi tomada na noite desta terça-feira, em assembleia virtual. Metroviários protestam contra o que consideram cortes de direitos já conquistados
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
São Paulo não terá greve do Metrô de São Paulo nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020.
A decisão ocorreu em assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, representante dos funcionários do setor.
O sindicato apresentou proposta como alternativa à greve de abertura de catracas para a população e a empresa não aceitou.
Em caso de greve, o TRT – Tribunal Regional do Trabalho, atendendo à ação do Metrô, determinou 100% do contingente em horários de pico e 70% nas demais horas.
“De forma unilateral e autoritária, o Metrô realizou cortes nos salários de junho dos metroviários, relativos a diminuição e extinção de vários direitos. A atitude do Metrô provocou indignação geral entre os trabalhadores.” – diz uma postagem da entidade.
A categoria protesta contra alterações realizadas pela companhia em direitos trabalhistas já existentes, dentre eles:
* redução de 100% para 50% das horas extras;
* fim do adicional de risco de vida para OTMs (Operador de Transporte Metroviário) e ASMs (Agente de Segurança Metroviária);
* redução do adicional noturno de 50% para 20%;
* fim do auxílio-transporte da complementação salarial para afastados por auxílio-doença e acidente de trabalho;
* gratificação de férias que cai para 1/3 do salário.
A votação para decidir sobre a greve foi realizada de modo online, com cada funcionário cadastrado votando sobre o SIM ou NÃO para a interrupção do serviço.
Com maioria de votos para o NÃO, fica mantido o chamando “estado de greve” com uso de coletes, adesivos e a mobilização em pleito as reivindicações acima citadas.
Desta maneira, a circulação de trens na Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha, Linha 15-Prata do monotrilho será normal, abrindo às 4h40 como habitual.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte