Guarulhos vai atender liminar que atrasa retomada econômica da cidade e abertura de restaurantes
Publicado em: 3 de julho de 2020

Previsão era de que terceira fase tivesse início na segunda-feira, o que não ocorrerá
JESSICA MARQUES
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, anunciou na noite desta sexta-feira, 03 de julho de 2020, que irá atender uma liminar que obriga a cidade a seguir as determinações do governo estadual, que colocam a cidade na fase laranja do Plano São Paulo.
A previsão era de que a terceira fase da retomada econômica tivesse início na próxima segunda-feira, 06, quando seria liberado o funcionamento de restaurantes. Agora, a reabertura não ocorrerá mais nesta data.
De acordo com o chefe do Executivo, porém, o município irá recorrer da decisão na próxima semana. “Os leitos disponíveis em Guarulhos possibilitam que continuemos fazendo a retomada de forma responsável, por isso, continuaremos lutando pelos guarulhenses”, afirmou Guti.
O QUE FUNCIONA
Na fase laranja, que o município deverá seguir agora, os shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres poderão funcionar com apenas 20% da capacidade total e com horário reduzido a 4 horas seguidas de funcionamento, com proibição de abertura das praças de alimentação, segundo a Prefeitura.
Por sua vez, o comércio e o setor de serviços também poderão funcionar apenas 4 horas por dia, com 20% da capacidade total. Os estabelecimentos têm a opção de funcionar 6 horas por dia, por quatro dias na semana, desde que o atendimento presencial seja suspenso nos outros três.
“Todos os estabelecimentos deverão seguir as determinações de assepsia e cuidados com o distanciamento. Fica ainda proibida a abertura para consumo no local de bares e restaurantes, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração”, detalhou a Prefeitura, em nota.
TRANSPORTE COLETIVO
A Prefeitura de Guarulhos também vai colocar 100% da frota de ônibus em operação. A administração municipal informou ao Diário do Transporte, em 30 de junho de 2020, que vai acatar uma decisão liminar da Justiça que estipula o percentual.
Na ocasião, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que em dez dias a Prefeitura de Guarulhos coloque todos os veículos do transporte coletivo para operar. A decisão tem como objetivo evitar aglomerações no transporte, uma vez que há mais pessoas na rua com a flexibilização.
Relembre: Prefeitura de Guarulhos vai acatar decisão liminar e colocar 100% da frota de ônibus em operação
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Guti só fala mentira, já tem muitos que não podem trabalhar e estão,alguns nunca pararam de trabalhar e já estão fazendo até festa em Guarulhos a associação de policiais aqui no bom Clima já fez e hoje tem mais.
Só uma pergunta si bares e restaurantes não pode funcionar …como pagaremos os alugueis do comércio água luz …tá difícil …ônibus super lotado sem nenhuma fiscalização mercado lotado e nos somos de bar nem as portas podemos levantar .vamos ser justos ou e tudo ou nada
Já estava na hora de colocar mais ônibus nas ruas, especialmente as linhas expressas. Não é todo mundo q pode ficar em casa não. Os ônibus estão lotados porque estão reduzidos os números de veículos, aglomeração nos ônibus está pior que antes dessa pandemia.
Nada disso adianta, quem sofre as consequências é o pequeno e médio empresário, pois os jovens das periferias e bares estão todos lotados, pancadões e ruas cheias.
Não adianta os governantes tomarem precauções, se o próprio povo não ajuda.
Guti ser prefeito não é só isso guarulhos ta cheio de buracos…vai trabalhar vagabundo.
O Guti deve vir aqui no Pq Cecap nas madrugadas q ele verá tudo aglomerado e a bagunça instaurada.
Apoio Prefeito Guto, não há condições da reabertura, uma vez que a população não tem consciência dos riscos desse vírus.
Vejo ruas com pessoas sem proteção, rapazes empinando pipas como se estivessem de férias.
Entendo a situação dos comerciantes e demais, porém, só quem está passando sufoco com entes queridos hospitalizados, ou que já os perderam, é que podem afirmar que esse vírus é devastador.
Achamos que não vai acontecer conosco, nem com pessoas próximas, mas, não é assim. Triste realidade.
Vander barros,(Londrina-Paraná) ontem 03/07 várias pessoas estavam esperando ônibus na estação do tucuruvi para ir no bairro continental das 22:45 horas e o ônibus chegou às 00:40 o motorista disse que havia dois veículos fazendo a linha, acredito ser um desrespeito com as pessoas que estão trabalhando e precisão chegar em suas residências para descansar e muitos retornarem à seus serviços horas depois.
Que prefeito e esse que idoso dobpode andar após 9:00 horas até 15:00 horas no ônibus sendo que nós mercados horário 6:00 as 8:00 e Banco e 9:00 s 14:00 horas e vc tenta andar ônibus e não pode isso é inbecilidade deviam prefeito que não fez nada para GUARULHOS, Na saúde estou a 4 anos esperando tratamento de canal e nao existe material nos centro ODONTOLOGICIS,só queria uma explicação
Precisamos de mais ônibus. Já que e para voltar a trabalhar. Cocaia 234 não tem horário certo pra passar