Guarulhos vai atender liminar que atrasa retomada econômica da cidade e abertura de restaurantes

Publicado em: 3 de julho de 2020

Prefeitura de Guarulhos também vai colocar 100% da frota de ônibus em operação. Foto: Divulgação.

Previsão era de que terceira fase tivesse início na segunda-feira, o que não ocorrerá

JESSICA MARQUES

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, anunciou na noite desta sexta-feira, 03 de julho de 2020, que irá atender uma liminar que obriga a cidade a seguir as determinações do governo estadual, que colocam a cidade na fase laranja do Plano São Paulo.

A previsão era de que a terceira fase da retomada econômica tivesse início na próxima segunda-feira, 06, quando seria liberado o funcionamento de restaurantes. Agora, a reabertura não ocorrerá mais nesta data.

De acordo com o chefe do Executivo, porém, o município irá recorrer da decisão na próxima semana. “Os leitos disponíveis em Guarulhos possibilitam que continuemos fazendo a retomada de forma responsável, por isso, continuaremos lutando pelos guarulhenses”, afirmou Guti.

O QUE FUNCIONA

Na fase laranja, que o município deverá seguir agora, os shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres poderão funcionar com apenas 20% da capacidade total e com horário reduzido a 4 horas seguidas de funcionamento, com proibição de abertura das praças de alimentação, segundo a Prefeitura.

Por sua vez, o comércio e o setor de serviços também poderão funcionar apenas 4 horas por dia, com 20% da capacidade total. Os estabelecimentos têm a opção de funcionar 6 horas por dia, por quatro dias na semana, desde que o atendimento presencial seja suspenso nos outros três.

“Todos os estabelecimentos deverão seguir as determinações de assepsia e cuidados com o distanciamento. Fica ainda proibida a abertura para consumo no local de bares e restaurantes, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração”, detalhou a Prefeitura, em nota.

TRANSPORTE COLETIVO

A Prefeitura de Guarulhos também vai colocar 100% da frota de ônibus em operação. A administração municipal informou ao Diário do Transporte, em 30 de junho de 2020, que vai acatar uma decisão liminar da Justiça que estipula o percentual.

Na ocasião, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que em dez dias a Prefeitura de Guarulhos coloque todos os veículos do transporte coletivo para operar. A decisão tem como objetivo evitar aglomerações no transporte, uma vez que há mais pessoas na rua com a flexibilização.

Relembre: Prefeitura de Guarulhos vai acatar decisão liminar e colocar 100% da frota de ônibus em operação

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Mello disse:

    Guti só fala mentira, já tem muitos que não podem trabalhar e estão,alguns nunca pararam de trabalhar e já estão fazendo até festa em Guarulhos a associação de policiais aqui no bom Clima já fez e hoje tem mais.

  2. Eliza maria Gomes da Silva disse:

    Só uma pergunta si bares e restaurantes não pode funcionar …como pagaremos os alugueis do comércio água luz …tá difícil …ônibus super lotado sem nenhuma fiscalização mercado lotado e nos somos de bar nem as portas podemos levantar .vamos ser justos ou e tudo ou nada

  3. Glee disse:

    Já estava na hora de colocar mais ônibus nas ruas, especialmente as linhas expressas. Não é todo mundo q pode ficar em casa não. Os ônibus estão lotados porque estão reduzidos os números de veículos, aglomeração nos ônibus está pior que antes dessa pandemia.

  4. Jailza disse:

    Nada disso adianta, quem sofre as consequências é o pequeno e médio empresário, pois os jovens das periferias e bares estão todos lotados, pancadões e ruas cheias.

  5. Jailza Silveira disse:

    Não adianta os governantes tomarem precauções, se o próprio povo não ajuda.

  6. Michel disse:

    Guti ser prefeito não é só isso guarulhos ta cheio de buracos…vai trabalhar vagabundo.

  7. ione m.medeiros disse:

    O Guti deve vir aqui no Pq Cecap nas madrugadas q ele verá tudo aglomerado e a bagunça instaurada.

  8. MARIA ROSELI LIPPARI ROSA disse:

    Apoio Prefeito Guto, não há condições da reabertura, uma vez que a população não tem consciência dos riscos desse vírus.
    Vejo ruas com pessoas sem proteção, rapazes empinando pipas como se estivessem de férias.
    Entendo a situação dos comerciantes e demais, porém, só quem está passando sufoco com entes queridos hospitalizados, ou que já os perderam, é que podem afirmar que esse vírus é devastador.
    Achamos que não vai acontecer conosco, nem com pessoas próximas, mas, não é assim. Triste realidade.

  9. Vander barros disse:

    Vander barros,(Londrina-Paraná) ontem 03/07 várias pessoas estavam esperando ônibus na estação do tucuruvi para ir no bairro continental das 22:45 horas e o ônibus chegou às 00:40 o motorista disse que havia dois veículos fazendo a linha, acredito ser um desrespeito com as pessoas que estão trabalhando e precisão chegar em suas residências para descansar e muitos retornarem à seus serviços horas depois.

  10. Heitor disse:

    Que prefeito e esse que idoso dobpode andar após 9:00 horas até 15:00 horas no ônibus sendo que nós mercados horário 6:00 as 8:00 e Banco e 9:00 s 14:00 horas e vc tenta andar ônibus e não pode isso é inbecilidade deviam prefeito que não fez nada para GUARULHOS, Na saúde estou a 4 anos esperando tratamento de canal e nao existe material nos centro ODONTOLOGICIS,só queria uma explicação

  11. Edna disse:

    Precisamos de mais ônibus. Já que e para voltar a trabalhar. Cocaia 234 não tem horário certo pra passar

Deixe uma resposta