Marcopolo e Mercedes-Benz chegam a quase 600 ônibus fornecidos para o sistema de Santiago, no Chile

Publicado em: 1 de julho de 2020

Último lote de 240 veículos entrou em operação em junho de um total de 1.160 novos ônibus como noticiou o Diário do Transporte no último domingo

ADAMO BAZANI

A Marcopolo e a Mercedes-Benz concluíram no último final de semana, a entrega de um lote de 240 novos ônibus para o sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago, o Red Mobilidad.

Todos os ônibus são do modelo Torino Low Entry Articulado (piso baixo), com chassi MBB O500 UA Euro 6. As empresas operadoras são a Metbus e STP.

De acordo com o gerente executivo de Negócios Internacionais da Marcopolo, José Luis Moraes Goes, com esta entrega, já são 740 veículos fornecidos pela encarroçadora desde 2018 para o sistema, dos quais, 582 unidades em parceria com a Mercedes-Benz.

“Esse fornecimento representa a renovação de mais de 10% da frota total de ônibus, da ordem de 6.600 unidades”, disse, segundo nota da Marcopolo.

ESPECIFICAÇÕES DOS VEÍCULOS

A fabricante também informa na nota algumas características do modelo articulado. Com 18.600 mm de comprimento, capacidade para 152 passageiros e piso baixo, os veículos possuem sistema de ar-condicionado Valeo CC640.

Também contam com portas USB, cabine separada para o motorista em nova versão, para garantir ainda mais segurança durante a operação, vidros colados e poltronas estofadas do modelo City Estofada, proporcionando mais conforto para os usuários.

Para garantir total acessibilidade, os ônibus possuem rampa de acesso ao salão e os mais modernos equipamentos eletrônicos disponíveis, como sistemas de comunicação e de áudio e vídeo, preparação para GPS, preparação para monitor interno de vídeo no salão de passageiros e alto falantes.

Os veículos Torino Low Entry Articulado incorporam a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.

Como mostrou o Diário do Transporte no último domingo, 28 de junho de 2020, no fim de semana começaram a circular os primeiros lotes dos 1.160 novos ônibus para o sistema de Santiago e região.

Relembre: Chile inicia operação de mais ônibus elétricos e Euro VI

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta