Transporte coletivo de Franco da Rocha (SP) ganha 15 novos ônibus

Publicado em: 30 de junho de 2020

Veículos possuem carroceria Caio e chassi Mercedes-Benz. Foto: Orlando Junior/Divulgação Prefeitura da cidade de Franco da Rocha.

Veículos entraram em operação na segunda-feira, 29

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, entregou na segunda-feira, 29 de junho de 2020, 15 novos ônibus para atender os passageiros do transporte coletivo do município.

Os ônibus veículos possuem chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio Apache Vip, sendo todos com motor eletrônico Euro 5 e regulagem de volante.  Ao todo, são 10 veículos modelo OF 1724 com três portas e cinco do modelo OF 1519 de duas portas.

De acordo com a Viação Caieiras, concessionária de transporte público da cidade que comprou os veículos, os novos ônibus representam 20% de renovação da frota.

Os novos coletivos substituem outros mais antigos nas linhas 110 (Jardim Luciana), 120 (Parque Paulista), 130 (Vila Josefina), 140 (Paradinha), 180 (Jardim Alice), 210 (Parque Vitória), 220 (Parque Vitória), 230 (Pretória), 240 (Monte Verde), 250 (Lago Azul), 280 (Vila Elisa), 300 (Vila Belmiro) e 270 (Pouso Alegre).

Cada veículo possui quatro câmeras de monitoramento para registrar a movimentação dos passageiros e dar ao condutor maior visibilidade da área externa na dianteira dos ônibus.

Ao todo, são dois lugares para pessoas obesas em cada veículo. Os ônibus também contam com elevadores de acessibilidade, ar-condicionado, suspensão pneumática, alças de segurança e balaustres táteis na cor amarela, que auxiliam o deslocamento de pessoas com deficiência visual.

Quem precisar recarregar o telefone durante a viagem terá à disposição tomadas USB. O letreiro na frente do ônibus é iluminado na cor branca, melhorando a leitura inclusive à noite, segundo a Prefeitura.

Inicialmente, para evitar a propagação do novo coronavírus, o sistema de ar-condicionado estará desligado.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. orlando silva disse:

    Parabéns Franco da Rocha…

  2. Marcos Borges disse:

    Foi falado de câmeras nessa reportagem. Aí estava pensando um negócio que melhoraria bastante as coisas pro motorista. Ser implantado em todos os ônibus e lotações um monitor. Onde nesse pequeno monitor tivesse câmeras e esse monitor fosse tipo uma pequena televisão que estivesse registrando a saída pelas portas.Igual eu já vi nos ônibus articulados da Sambaiba,que faz as linhas na Zona Norte de SP. Achei algo sensacional aquilo lá e deveria ser fixado em todos os ônibus da capital e região metropolitana. Facilitaria bastante a vida do motorista e diminuíram bastante problemas de acidentes com passageiros. Seria algo bem eficiente a meu ver.

  3. Cheila disse:

    Tem q melhora a linha 160 pq Montreal… ficamos uma vida esperando pelo ônibus .

  4. Rogerio disse:

    Muito boa a renovação da frota, só tem um problema os chassis serem mercedes ja tem muito, fica dificio vc ter um parametro exato sobre outras marcas que aparentemente em algumas versões são melhores que a mbb!!

  5. André disse:

    Os ônibus novos em Franco da Rocha foram colocados na rua para desfilar a semana passada e já estão na garagem novamente, já que administração da empresa não se tocou ainda que as coisas já estão normalizadas pois na cidade as linhas funcionam nas tabelas de sábado e domingo e a prefeitura conivente como sempre não se manifestaram até agora para cobrar a normalização principalmente a linha 230 que funciona apenas 2 ônibus e só vive atrasado e atrapalhando a vida dos moradores do bairro

  6. Diogo Matos disse:

    mas nunca funciona direito. Usuários esperam “eternamente” nas filas, depois de um dia cansado de trabalho, tendo que pegar ônibus lotado e correndo o risco de se infectado. Sem falar do intervalo absurdo de linhas como a que vai para o Bandeirantes, por exemplo, que são muitos os que precisam utilizar, já passou da hora de diminuir esses intervalos já q tem novos ônibus.

  7. Pedro disse:

    A empresa só pode retomar totalmente o funcionamento das linhas se a prefeitura autorizar, diante da situação pandemia sabemos que não está nada normalizado!

  8. Luiz Carlos disse:

    Parabéns a prefeitura, parabéns a empresa. Melhorias pra população é sempre bom. Nos usuário merecemos mais, até por q o valor da tarifa , ñ é tão favorável. Mas foi uma iniciativa boa.

  9. FERR0 JOSE FERREIRA FERRO DA SILVA disse:

    Precisamos de pontualidade na linha 160
    Pq Montreal. Principalmente nos horários de pico. E a divulgação da tabela de horários inclusive Sábado, Domingo e Feriados.
    Agradeço pela atenção.

  10. Dilssa Libério Soares disse:

    Pois é toda a sucata vai acabar vindo para a nossa linha(150 jardim das colinas),como sempre e pra que ônibus novo se nem os velhos tem circulado apesar dos passageiros já estarem trabalhando os ônibus estão em horário de domingo e eu não parei e fui muito prejudica com,esse horário.

  11. Vaguiner José Pereira Neris disse:

    Grande , a linha 250 lago Azul só tem 02 ônibus rodando o dia todo, lotado de manhã e a porcaria da porta do meio não é aberta na estação Baltazar Fidélis para a descida do povão no ônibus lotado ; com pandemia ou sem ela ônibus lotado todo dia, culpa da prefeitura e da viação !!!!!

  12. Daniel Barbosa de Aguiar disse:

    Boa tarde!
    Realmente a empresa de ônibus de Franco da Rocha, faz muito descaso dos passageiros.
    Porque não tem nenhum concorrente se tivesse outra empresa ou abrisse licitação pra outra e município cobrar um serviço de qualidade acho q resolveria.
    Já fique até 40 minutos esperando o monte verde.
    Isso é inadmissível.

  13. Novos onibus sao bem vindos, mas discordo com o fato da mudanca nos horarios, afinal estamos vivendo uma pandemia e se é pra nao haver aglomeracoes, esse espaco no horario gera aglomeracoes, pois os onibus circulam lotados aumentando o risco de contaminacao…devem se entender que a populacao na maioria ja retomaram as atividades e ta um caos o transporte publico..

Deixe uma resposta para Cheila Cancelar resposta