BYD entrega 150 novos ônibus elétricos para o Chile

Com 455 veículos, fabricante é líder no mercado de elétricos no país

JESSICA MARQUES

A BYD informou por meio de nota nesta segunda-feira, 29 de junho de 2020, que entregou 150 novos ônibus elétricos ao Chile. A entrega faz parte do programa de eletrificação do transporte público no país.

A entrega foi feita no último sábado, 27, quando os veículos foram incorporados ao sistema Red – Rede Metropolitana de Movilidad. Na mesma data, começaram a circular os primeiros lotes dos 1.160 novos ônibus para o sistema de Santiago e região.

Relembre: Chile inicia operação de mais ônibus elétricos e Euro VI

Os 150 ônibus entregues pela BYD são operados pela concessionária de transporte público Metbus, que atualmente possui a maior frota de ônibus elétricos das Américas.  De acordo com a fabricante, os veículos vão circular pela Avenida Alameda, principal rua do centro histórico da capital chilena.

“Os 150 novos veículos BYD incrementam a frota de ônibus padrão RED, que nos próximos meses totalizarão 2.219 veículos de alto padrão e ecológicos, incluindo ônibus 100% elétricos e Euro VI diesel, com ar condicionado, conexão Wi-Fi e carregadores USB, entre outros benefícios. A frota de ônibus elétricos de Santiago chegará a quase 800 unidades até o final deste ano”, informou a BYD, em nota.

RED MOBILITY

download (4)

A BYD explicou também que o padrão RED Mobility foi implementado pelo Ministério dos Transportes do Chile no final de 2018. Desde então, o Governo busca estabelecer um novo nível de qualidade para o transporte urbano.

A fabricante detalhou ainda que o programa começou com o lançamento dos primeiros 100 ônibus BYD no Chile. O objetivo do governo é a eletrificação total do transporte público até 2040.

“A renovação da frota vai permitir cobrir a rota de ônibus mais importante de Santiago e, também proporcionar uma mudança de operador, uma vez que os novos ônibus BYD operados pela Metbus substituem 20% da frota do operador colombiano Express, que não obteve seu contrato renovado para operação nesta parte da cidade”, informou a BYD, em nota.

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

A fabricante informou ainda que é líder no mercado de ônibus elétricos do País, com uma participação de 65%. Ao todo, são 455 ônibus em operação.

Atualmente, os ônibus elétricos da BYD estão atendendo mercados em diversos países da América Latina, como Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus e táxis elétricos da BYD operam em mais de 300 cidades de mais de 50 países.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Viva el Chile!

    Infelizmente nem tendo uma planta em Campinas – SP, o buzão a bateria não decola no BARSILei.

    Como podemos prosperar com uma mentalidade tacanha dessa?

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo GIl

  2. Maurício Gomes disse:

    Boa colocação!

Deixe uma resposta