Mercedes-Benz vai vender para o Vietnã chassis de ônibus fabricados em São Bernardo do Campo (SP)

Daimler Buses se uniu à empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation (THACO)

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz vai começar a vender para o Vietnã chassis de ônibus fabricados em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A Daimler Buses informou em nota nesta sexta-feira, 26 de junho de 2020, que está expandindo negócios no Sudeste Asiático.

Os ônibus exportados serão produzidos para atender às especificações do mercado vietnamita. Assim, a Daimler Buses uniu-se à empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation (THACO), que, desde 1º de junho, já é a distribuidora geral para a Divisão de Ônibus da Daimler no mercado vietnamita.

As vendas terão início a partir do segundo semestre de 2020. A fábrica brasileira fornecerá ao Vietnã os kits de componentes para montagem local dos chassis. A entrega será feita em forma de CKD (Completely Knock-Down – kit das partes completamente não montadas de um produto).

“Antes da implementação das carroçarias, a THACO irá montar os chassis em seu parque industrial Chu Lai Truong Hai. Posteriormente, os ônibus serão oferecidos ao mercado por sua rede de revendedores no mercado vietnamita”, detalhou a Mercedes-Benz, em nota.

MOTORIZAÇÃO

A fabricante informou também que os chassis brasileiros serão equipados com o motor Mercedes-Benz OM 457 de diferentes potências (360 cv e 428 cv). O objetivo da escolha é garantir que os clientes no Vietnã possam selecionar o veículo ideal para suas necessidades.

“Nos mercados de ônibus do Sudeste Asiático, ainda vemos grande potencial para a Daimler Buses. A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã é um passo importante para a expansão de nossa presença nos mercados globais e para o melhor aproveitamento das oportunidades de crescimento que os mercados asiáticos do setor nos oferecem”, disse Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses e diretor executivo da EvoBus GmbH.

“Estamos satisfeitos por conseguirmos unir forças com a THACO, uma empresa que já está bem estabelecida no mercado e que será uma parceira altamente competente para nós. Estamos certos de que os produtos Mercedes-Benz atenderão especialmente bem à demanda crescente do Vietnã”, afirmou também.

CRESCIMENTO

Em nota, a Daimler Buses informou que vê a entrada no Vietnã como um passo importante em termos de maior expansão de sua presença no mercado global, além de dar continuidade ao seu crescimento no Sudeste Asiático.

Em 2018, a empresa entrou em Taiwan com chassis de ônibus rodoviários fabricados na Mercedes-Benz do Brasil. A Daimler Buses informou também que tem garantido de maneira sustentável a participação de mercado na Indonésia, nos últimos anos, por meio da expansão do portfólio de produtos.

Exemplo da expansão na Ásia, segundo a marca, é que a maior frota de ônibus urbanos Citaro do mundo está, atualmente, operando na cidade de Singapura. O modelo é fabricado pela Mercedes-Benz.

“A Daimler Buses vê grandes oportunidades para os ônibus rodoviários no Vietnã, onde ocupam posição como importantes meios de transporte. Com aproximadamente 3.500 unidades, o mercado para o transporte coletivo vietnamita é maior do que o da Espanha ou da Itália. Além das rotas de serviços regulares, os ônibus também desempenham importante papel devido ao aumento do número de turistas no país, contando, ainda, com potencial para empresas de fretamento.”

REGIONAL CENTER

A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã está a cargo do Regional Center para o Sudeste Asiático. Essa é uma das seis centrais internacionais de operação regional da Daimler Trucks and Buses.

Os negócios locais abrangem 18 mercados que, além do Vietnã, incluem a Indonésia, Tailândia, Malásia, Singapura, Filipinas e Taiwan. Com 622 milhões de habitantes, a região é mais populosa que os Estados Unidos (mais de 300 milhões) ou a Europa (mais de 500 milhões).

No Sudeste da Ásia, a Daimler Trucks and Buses opera um total de cinco unidades montadoras de CKD (Completely Knocked Down) de veículos comerciais. São elas Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã e Taiwan. Com o fornecimento de kits de peças para chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Daimler Buses aproveita as vantagens oferecidas por sua rede de produção internacional.

PARCERIA COM A THACO

Com sede na cidade de Ho Chi Minh, a THACO foi fundada em 1997 e conta com mais de 20 mil funcionários. Entre as principais áreas de negócios, atua nos campos de engenharia mecânica e automotiva.

“A empresa é a maior fabricante da indústria automotiva do Vietnã, cobrindo desde o desenvolvimento de produtos, até a fabricação de componentes de veículos, montagem, logística, vendas e pós-venda. Seu portfólio inclui vários tipos de caminhões, ônibus, veículos especiais e automóveis”, informou a Daimler Buses, em nota.

“Com a THACO assumindo o papel de parceira estratégica da Daimler Buses no Vietnã, a Daimler Trucks and Buses está expandindo sua relação com a empresa, que já tem cooperação com a marca FUSO, da Daimler Trucks. A partir de sua ampla rede de pontos de venda e serviços já está estabelecida, a THACO consegue oferecer a seus clientes o atendimento ideal para cada linha de veículos.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta