Agepan reajusta tarifas de ônibus do Mato Grosso do Sul a partir de 1º de julho

Objetivo do aumento é restabelecer o poder de compra das empresas de insumos necessários à prestação dos serviços

JESSICA MARQUES

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) informou que vai reajustar as tarifas do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. O aumento ocorre a partir de 1º de julho de 2020.

Em nota, a agência informou que o reajuste é devido anualmente e tem como objetivo restabelecer o poder de compra das empresas operadoras quanto aos insumos necessários à prestação dos serviços. Portanto, trata-se da atualização do valor nominal das tarifas em razão dos efeitos da inflação.

Como cada tarifa é diferente de acordo com a linha, o reajuste será definido por meio de um percentual. Assim, o aumento será de 4,19% para todos os itinerários, também segundo a Agepan.

“Conforme o estudo técnico realizado pela área econômica da Diretoria de Transportes, Rodovias e Portos, os índices oficiais do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – publicados pelo IBGE apontam que no período de doze meses (fevereiro/2019 a janeiro/2020) o acumulado correspondeu a 4,19%, sendo esse o percentual considerado no reajuste do valor do coeficiente tarifário nas linhas estruturais, regionais, regionais com característica urbana e locais. O coeficiente significa o valor por quilômetro rodado”, explicou a agência, em nota.

“Março é normalmente o mês de data-base para os reajustes anuais. O último reajuste entrou em vigor em 1º de abril de 2019. Neste ano, o processo foi temporariamente suspenso em março, após ser submetido a Consulta Pública, em função da situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus”, detalhou também

“Com isso, os efeitos da correção ficaram adiados por três meses, período em que foi mantido para os usuários os antigos valores tarifários. O processo foi concluído agora, com a publicação da Portaria Agepan nº 184, à página 19 do Diário Oficial do Estado”, finalizou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta