SPTrans registra mais de 7 mil contatos com assistente virtual em dois meses para dúvidas sobre Bilhete Único

Serviços mais procurados foram para tirar dúvidas referentes ao Bilhete Único e o acompanhamento de solicitações do BU Especial. Foto: Adamo Bazani.

Atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h

JESSICA MARQUES

A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista, informou nesta terça-feira, 23 de junho de 2020, que registrou mais de 7 mil contatos com o assistente virtual em menos dois meses para dúvidas sobre Bilhete Único.

As interações entre usuários e o chamado chatbot foram contabilizadas desde 1º de maio, data de início da operação da nova ferramenta. O canal de atendimento pode ser acessado por meio das páginas da SPTrans nas redes sociais.

“Os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas e resolver alguns problemas relacionados à utilização do cartão. Quando a dúvida não é sanada, o usuário pode pedir para falar com um atendente, que está disponível de segunda a sexta em horário comercial, das 8h às 17h”, explicou a SPTrans, em nota.

Além disso, desde o início do serviço, apenas 372 atendimentos precisaram da interação humana, o que representa 0,45% do total, segundo a SPTrans.

SERVIÇOS MAIS PROCURADOS

Nesse período, os serviços mais procurados foram para tirar dúvidas referentes ao Bilhete Único e o acompanhamento de solicitações do BU Especial. As interações duram em torno de 5 minutos, em média.

“O assistente virtual interage com a população automaticamente pela página @SPTransOficial. O canal de atendimento facilita o relacionamento da empresa com os usuários do Bilhete Único que têm perfil na rede social por meio de uma comunicação automatizada e eficiente, dá celeridade às respostas e filtra as perguntas que necessitem de uma análise mais detalhada”, informou a SPTrans, em nota.

“Chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial para interagir com usuários de várias plataformas e aplicativos. Popularmente chamados de robôs, são capazes de se comunicar com pessoas de forma humana e se tornaram uma ferramenta de comunicação importante entre as empresas e seus consumidores”, explicou também.

Além disso, os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas sobre postos de atendimento, procedimento para emissão de cartão, utilização do Bilhete Único e opções para compra de crédito, por exemplo.

Como acessar o serviço?

A SPTrans divulgou também informações sobre como os usuários devem tirar as dúvidas por meio do chatbot. Confira as instruções:

O usuário deve acessar o serviço clicando no botão “enviar uma mensagem” no canto superior direito da página da @SPTransOficial. Ao clicar, abrirá a tela para início da conversação com o chatbot.

Desta forma, o munícipe poderá obter informações sobre o status de solicitações do Bilhete Único e, se necessário, interagir com um funcionário da equipe de atendimento.

A interação humana só será necessária para os serviços de consulta ao cadastro do usuário e às ocorrências de solicitação ou utilização do seu Bilhete Único.

Para as consultas mais complexas o usuário enviará seus dados, como RG, CPF e número do cartão e receberá a resposta, via atendente, pela própria plataforma, dentro de alguns minutos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta