Fortaleza prorroga validade de carteiras estudantis para transporte coletivo

Publicado em: 23 de junho de 2020

Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo, carteirinha funciona como Bilhete Único para integração. Foto: Divulgação.

Bilhetes emitidos em 2019 agora valem até 31 de julho de 2020

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, por meio da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), prorrogou o prazo de validade das carteiras de estudantes de 2019 até o dia 31 de julho de 2020. A decisão foi tomada em virtude do adiamento das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino.

Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a carteira estudantil também possui a função do Bilhete Único no mesmo cartão. Assim, é possível fazer integração, utilizando a mesma passagem no intervalo de duas horas.

Outra função do cartão é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integração, para utilizar as bicicletas compartilhadas, assim como otimizar o cadastro no programa de carros compartilhados Vamo.

Em nota, a Etufor informou que optou por viabilizar a entrega das novas carteiras estudantis de maneira mais segura, nas instituições de ensino. Desta forma, decidiu pela prorrogação da validade das atuais carteiras. Com isso, os estudantes que possuem o documento podem continuar usando o transporte púbico normalmente.

“Com a vigência das medidas de isolamento social de combate ao coronavírus e para não gerar aglomeração, o atendimento da Etufor está sendo realizado de forma virtual. Para isso, foi disponibilizada, em maio, uma plataforma online. Os estudantes devem aguardar a validação dos documentos por e-mail e a confirmação da matrícula. Em seguida, todos serão informados sobre a entrega da carteira nas suas respectivas instituições de ensino”, informou a Etufor, em nota.

SOLICITAÇÕES

Em 2020, foram realizadas 234.860 solicitações de carteiras de estudantes, entre alunos da rede pública e particular, de acordo com a Prefeitura. Os alunos que ainda não solicitaram a documento de 2020 podem fazer pelo site https://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br.

“Os estudantes da rede particular que já realizaram a solicitação online devem pedir à sua instituição de ensino que faça a confirmação de matrícula após o pagamento do boleto. Somente após a confirmação das matrículas, as carteiras de estudantes serão desbloqueadas pela Etufor e entregues às entidades estudantis para distribuição segura dos documentos.”

A Prefeitura também esclarece que as carteiras estudantis para o uso no transporte público de Fortaleza devem ser solicitadas normalmente e não devem ser confundidas com a carteira digital gratuita emitida pelo Ministério da Educação.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta