Frente Parlamentar Mista do Transporte Público se manifesta diante da retração do setor

O Moovit promoveu uma pesquisa de opinião com os seus usuários para entender como a pandemia de COVID-19 impacta sua forma de transitar pelas cidades, e como eles pretendem circular pelos próximos seis meses.

Documento aponta que crise do transporte urbano se deve a modelos frágeis de financiamento e arrecadação tarifária

ALEXANDRE PELEGI

Sob o título “À Reboque da Pandemia: demissões e pré-falências colocam o setor de transporte público em alerta”, a Frente Parlamentar Mista do Transporte Público (FPMTP), que reúne deputados e senadores, demonstra sua preocupação diante da retração do setor em decorrência do avanço da disseminação de coronavírus no Brasil.

O documento cita pesquisa e estudos recentes que mostram que as empresas de transporte coletivo por ônibus estão operando com uma redução média de mais de 75% dos passageiros desde o início das medidas de isolamento social.

Chama atenção a paralisação total ou parcial das atividades de 38,9% das empresas e o grave comprometimento da capacidade de pagamento dos salários destacada por 41,4% delas”, destaca o texto.

Na tentativa de chamar a atenção do poder público, a Frente ressalta a proposta do Programa Transporte Social, encaminhado ao Ministério da Economia pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, ANTP – Associação Nacional de Transportes Público e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Relembre: NTU, Fórum de Secretários e ANTP propõem ao Governo Federal compra imediata de passes de ônibus na ordem de R$ 2,5 bilhões/mês

O programa propõe que o governo destine R$ 2,5 bilhões por mês para compra de créditos eletrônicos de passagem enquanto durar a crise da COVID-19.

A FPMTP julga que a medida seja capaz de equilibrar custos e receitas no setor e “manter em funcionamento mínimo do transporte público de passageiros”.

Leia o documento na íntegra:


reboque da pandemia_Transporte Público em Alerta_page-0001reboque da pandemia_Transporte Público em Alerta_page-0002


Leia mais:
https://politica.estadao.com.br/blogs/blog-do-mlg/a-relevanciado-transporte-publico-no-novo-normal/

https://diariodegoias.com.br/reunidas-suspende-operacao-notransporte-coletivo-de-goiania/

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/14/setor-detransportes-vai-sentir-crise-do-coronavirus-por-oito-mesesacredita-maioria-das-empresas-para-70-impactos-sao-muitonegativos/


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta