Cartões de estudante nos ônibus de Guarulhos serão suspensos a partir de segunda, 22

Foto: Divulgação Prefeitura de Guarulhos

De acordo com a Prefeitura, a extensão do período de paralisação das aulas justifica interromper benefício

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura da cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, informou nesta quinta-feira, 18 de junho de 2020, que os cartões de estudante utilizados no transporte coletivo ficarão suspensos a partir da próxima segunda-feira, 22.

Por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e a Guarupass, entidade que representa as empresas de ônibus de Guarulhos, o Município explica que as atividades escolares tiveram sua interrupção prorrogada, o que justifica a medida.

O objetivo é evitar a lotação no transporte com o fluxo de passageiros, uma vez que há muitos estudantes utilizando os ônibus municipais com o cartão para outra finalidade.

A prefeitura comunica ainda que não haverá a comercialização de créditos para as modalidades do Bilhete Único Estudante e do Passe Livre Estudantil. A venda retornará após a volta das aulas.

Já no caso dos cartões Sênior (gratuidade para pessoas com mais de 60 anos), Bilhetinho (gratuidade para crianças de 3 a 6 anos) e Gratuidade (para pensionistas que recebem até dois salários mínimos e aposentados que recebem até três salários mínimos), estes terão a permissão de uso alterada. Eles passarão a valer apenas entre as 10h e as 15h, e após as 20h, fora do horário de pico da manhã e da tarde.

Um levantamento recente realizado pela STMU apontou que apenas 34% dos transportados durante a pandemia são trabalhadores de serviços essenciais, 3% eram estudantes e 11% idosos que pertencem ao grupo de risco e mesmo assim estavam saindo de casa.

A Prefeitura ressalta que a medida poderá reduzir a quantidade de passageiros no transporte entre 10% e 15%, diminuindo assim os riscos de contaminação pelo coronavírus.


senhores passageiros


Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Anizio Da Silva disse:

    Não vai adiantar de nada para idoso é só mostrar o RG,para o motorista

  2. Alexandre Lima disse:

    Bom dia!!
    A secretaria de transporte de Guarulhos não tem secretário com senso de responsabilidade as linhas 701 716 711 estão sempre lotado falta ônibus e a lotação não é se agora sempre foi lotado nos horários de pico.
    Perfeito coloca as Van Escolares para fazer o transporte de trabalhadores estão sem Renda e parados.
    Obrigado

  3. Danilo Fernandes disse:

    Essa prefeitura de Guarulhos é um esgoto mesmo kkkkk

  4. Ana Cláudia Nascimento disse:

    A falta de respeito com a população e muito grande não existe em Guarulhos quem pense na população no geral a linha 251 não tem ônibus os motoristas param quando querem nos pontos os onibus super lotados os horarios de pico é uma falta de respeito muito grande tem poucos ônibus no geral os horários não existe que vergonha desses políticos de nossa cidade !

  5. Adriana Santos disse:

    Linha 230, horrível. Nunca tem ônibus disponível. E na hora de pico, super lotado.

  6. Paulo Luiz disse:

    Pergunta para guarupass e STMU sou motorista e o que fazer com as gratuidades.

  7. jorge luiz disse:

    Gutti voce não precisa andar de onibus ,pois eu vou continuar andando pela necessidade que tenho e vou descer pela porta da frente conforme estatuto e meu maior arrependimento é ter votado em voce

  8. Lucia disse:

    Só terminou de enfiar no nosso rabo, até pq tem gente q usa o cartão pra ir trabalhar qnd a empresa n da VT

  9. Andreia Vânia disse:

    São um monte de irresponsáveis,só pensam em dinheiro os ônibus continua lotado,mas na semana da politica o prefeito vai liberar ele quer votos um prefeito que não sabe onde é a direita, piorou a esquerda

  10. Leticia disse:

    Sabe me dizer se o bilhetinho ja voltou a funcionar em horario normal?

Deixe uma resposta