Prefeitura de Uberaba (MG) restaura Maria Fumaça histórica da cidade

Locomotiva foi importada da Inglaterra, segundo a Prefeitura. Foto: Divulgação.

Ação faz parte das comemorações dos 200 anos da cidade

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais, está restaurando a Maria Fumaça do Complexo Turístico da Praça da Mogiana. O resgate histórico do transporte da cidade faz parte das comemorações dos 200 anos do município.

A restauração da locomotiva é a primeira etapa da revitalização do complexo, de acordo com a Prefeitura. A ação faz parte do projeto Geopark Uberaba -Terra de Gigantes.

Em 1993, pela Lei 5.347 de 13 de maio, a Maria Fumaça foi tombada como Patrimônio Histórico da cidade. O nome é dado à locomotiva movida a carvão, pela fumaça que a combustão do carvão provoca.

De acordo com a Prefeitura, esta Maria Fumaça foi importada da Inglaterra e identificada por “tipo 301” (Decreto n.º1901/1999). É uma das cinco máquinas tipo A-6-0/Tenwheel, fabricada por BeyerPegcock, que a Companhia Mogiana possuía.

“A criação do complexo turístico histórico e cultural da Mogiana é um trabalho em equipe da Prefeitura com envolvimento de secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Planejamento e a Fundação Cultural de Uberaba. Inclui o restauro e a proteção da locomotiva e a posterior reforma da Praça que terá pista de caminhada, playground e novo paisagismo”, informou a Prefeitura, em nota.

TURISMO

Também de acordo com a Prefeitura, o recurso para a reforma da Praça é proveniente do Edital de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística publicado pelo Ministério do Turismo por meio de convênio assinado com a Prefeitura. O

De acordo com a diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, no credenciamento da proposta ao Ministério do Turismo, houve o reconhecimento da importância do local que será mais um sítio histórico e cultural integrante do projeto Geopark.

“Esse ponto da Mogiana conta parte da história da cidade. A linha férrea trouxe sonhos, pessoas e negócios. Por meio da criação de novos roteiros e da importância do projeto Geopark Uberaba, que almeja a chancela da Unesco, a reforma da praça e restauro da locomotiva Mogiana permitirá agregar mais um sítio histórico e cultural para a cidade. O restauro que é feito pelo Grupo Oficina de Restauro de Belo Horizonte é o pontapé para o resgate dessa história. O prazo previsto para a restauração é de três meses e o processo licitatório para a reforma da Praça já está aberto”, disse, em nota.

Confira as imagens do restauro:

49991627246_cb5d2eb75b_c49991623971_c9ff9dfb44_c

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta