SPTrans, EMTU, CPTM e Metrô não vão reduzir frota no Corpus Christi

Publicado em: 10 de junho de 2020

Por causa de funcionários afastados, não será possível 100% da frota de ônibus

Na capital não será feriado por causa de antecipação decretada por Bruno Covas

ADAMO BAZANI

A SPTrans informou que não vai reduzir a frota dos ônibus municipais na capital paulista nesta quinta-feira, 11 de junho de 2020, dia de Corpus Christi, e também na sexta-feira.

Na cidade não será feriado devido à antecipação para o fim de maio promovida pelo prefeito Bruno Covas numa tentativa de ampliar o isolamento social e tentar conter o avanço da Covid-19 na ocasião.

Nesta quarta-feira, 10, a frota foi de 92,31% da escala habitual de antes da pandemia da Covid-19, o que representa 11.828 ônibus ou 1.705 veículos a mais que esta terça-feira, 09.

Houve uma reunião entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o Sindmotoristas, donos de empresas de ônibus e representantes da Câmara Municipal.

Os trabalhadores pediam 100% da frota, mas o secretário Edson Caram disse que neste momento é impossível porque aproximadamente 12% dos funcionários da operação dos ônibus estão afastados, segundo estimativa divulgada pelas empresas no encontro, por estarem contaminados ou, principalmente, por integrarem o grupo de risco da Covid-19.

TRANSPORTES METROPOLITANOS:

A STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou ao Diário do Transporte que serão mantidas as frotas das linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, da rede do Metrô (linhas públicas, linha 4, linha 5 e 15-Monotrilho) e dos ônibus da rede da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

No caso da EMTU, conforme comunicado oficial nas redes sociais da gerenciadora, na quinta-feira e na sexta-feira, as linhas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba/Litoral Norte terão programação normal, ou seja, horários correspondentes aos dias úteis autorizadas para este período de pandemia.

Já na Região Metropolitana de Sorocaba, onde haverá feriado na quinta-feira e ponte na sexta, foi autorizada programação horária de operação de domingo nos dois dias. Nesse caso, as linhas que não operam aos domingos não irão circular.

RODÍZIO

Nesta quinta-feira, 11 de junho de 2020, dia de Corpus Christi, e nesta sexta-feira, 12, permanece vigorando o rodízio municipal de veículos.

Assim, como não haverá feriado no município e nem emenda, o rodízio segue normalmente, não podendo circular pelo centro expandido carros com placas de finais 7 e 8 na quinta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, e os carros com placas de finais 9 e 0, na sexta-feira no mesmo horário.

O descumprimento acarreta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

ZONA AZUL:

A Zona Azul também será mantida na quinta-feira e na sexta-feira, com exceção do entorno (raio de 300 metros) de unidades de saúde como hospitais, ambulatórios, UBS, UPA, AMA, pronto-socorro, dentre outros estabelecimentos que prestem atendimentos de urgência e emergência.

ÔNIBUS OU VANS DE FRETAMENTO:

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento (ZMRF) também está mantida na quinta-feira e na sexta-feira

CAMINHÕES

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) permanece inalterada

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta