Prefeitura de Cuiabá decreta toque de recolher

Medida vem acompanhada de outras ações para conter o avanço do coronavírus

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura de Cuiabá, no Mato Grosso, divulgou nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020, o Decreto Municipal N° 7.956 que vem com novas medidas para enfrentamento da Covid-19 no município.

O ponto que chama mais a atenção é o toque de recolher que será aplicado entre os dias 13 a 28 de junho das 22h30 até às 05h da manhã para todos os moradores, exceto quem precisar se deslocar para algum serviço essencial ou trabalhar em algum deles.

Foram definidos como serviços essenciais os seguintes setores:

– hospitais;
– clínicas médicas, odontológicas e veterinárias;
– farmácias e laboratórios;
– funerárias e derivados;
– serviços de segurança pública e privada;
– táxis e transportes de carro por aplicativo;
– serviços municipais de fiscalização e afins;
– transporte de carga para evitar o desabastecimento.

No mesmo decreto, ficam suspensas as atividades escolares da rede municipal até 12 de julho, mas a retomada econômica será iniciada no setor de cursos de idioma em geral, cursos de pós-graduação específicos da área da saúde, aulas práticas de ensino superior e técnico de cursos na área da saúde, com limite de 12 alunos por sala.

“O isolamento social ainda é a nossa principal determinação, tomando como base os protocolos de seguranças das entidades de saúde. Não podendo fazer isso, queremos que o cidadão conviva com o vírus de forma responsável, sem brincar, ou subestimá-lo. Nossas medidas são muitas vezes duras, mas extremamente necessárias para a proteção da saúde de todos”, disse Emanuel Pinheiro em nota divulgada para a imprensa.

Em 15 de junho os setores de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, inclusive os que funcionam dentro dos shoppings, devem cumprir o horário de funcionamento, de terça-feira a domingo (e feriados), das 11h às 15h, para almoço, e das 17h30 às 21h30, para jantar. Salões de beleza, barbearias e cabeleireiros, que estavam atuando com horário alternativo das 8h às 14h, passam a atender das 13h às 19h.

Confira o decreto, na íntegra:

DECRETO - PRORROGA ATIVIDADES ESCOLARES E DEMAIS MEDIDAS (1)-1DECRETO - PRORROGA ATIVIDADES ESCOLARES E DEMAIS MEDIDAS (1)-2DECRETO - PRORROGA ATIVIDADES ESCOLARES E DEMAIS MEDIDAS (1)-3DECRETO - PRORROGA ATIVIDADES ESCOLARES E DEMAIS MEDIDAS (1)-4DECRETO - PRORROGA ATIVIDADES ESCOLARES E DEMAIS MEDIDAS (1)-5

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta