Feriado: Prefeitos do ABC Paulista decretam ponto facultativo para quinta (11) e sexta-feira (12)

Transporte coletivo seguirá horários adotados em pontos facultativos. Foto: Adamo Bazani.

Decisão foi tomada por meio do Consórcio Intermunicipal nesta quarta-feira

JESSICA MARQUES

Os prefeitos das sete cidades do ABC Paulista vão decretar ponto facultativo para esta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de junho de 2020, quando seria o feriado de Corpus Christi.

A informação foi divulgada por meio do Consórcio Intermunicipal do ABC na tarde desta quarta-feira, 10. A decisão é válida para Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

De acordo com o Consórcio, a decisão foi unânime entre os prefeitos, que decidiram na 38ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, acompanhar o Decreto Estadual nº 65.009, de 8 de junho de 2020, declarando ponto facultativo nos dias 11 e 12 de junho de 2020 nos sete municípios.

De acordo com o decreto do Governo do Estado, o funcionamento de repartições públicas estaduais foi alterado. Assim, nestes locais, o feriado vai ser transferido para o dia 12 de junho, não havendo expediente.

Para as cidades que anteciparam o feriado de Corpus Christi para a semana de 22 de maio, como é o caso do ABC Paulista, não haverá atendimento no dia 11 de junho nas repartições públicas estaduais.

As repartições públicas municipais na capital paulista estarão em ponto facultativo neste dia.

ANTECIPAÇÃO

No mês passado, as sete cidades decidiram pela antecipação do feriado de Corpus Christi, que passou de 11 de junho para 22 de maio de 2020. A medida entrou em vigor por meio de decreto em Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e Rio Grande da Serra.

Por sua vez, as cidades de São Caetano do Sul, Diadema e Ribeirão Pires optaram por enviar um Projeto de Lei com a decisão para as respectivas câmaras municipais. Nos três casos, as propostas foram aprovadas.

Relembre: Quatro cidades do ABC Paulista decretam antecipação do feriado de Corpus Christi e três enviam projeto para câmaras

Confira o que abre e fecha, por cidade:

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André decretou ponto facultativo, excepcionalmente, nos dias 11 e 12 de junho de 2020. O feriado prolongado de Corpus Christi, que ocorreria nestas datas, foi antecipado pela administração municipal para 22 de maio.

Este decreto não se aplica às unidades administrativas e aos servidores que prestam serviços essenciais e obrigatórios à população, em turnos ininterruptos de revezamento ou plantão, ou cujas atividades não possam ser interrompidas em razão do princípio da continuidade do serviço público, incluindo a Secretaria de Saúde, a Guarda Civil Municipal e o serviço de trânsito, por exemplo.

Confira abaixo o funcionamento dos equipamentos públicos:

Saúde
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), PAs (Prontos Atendimentos) e hospitais funcionarão normalmente, em plantão 24 horas:

Pronto Atendimento Vila Luzita (Rua Calecute, 25 – tel.: 4451-5866)
Pronto Atendimento Paranapiacaba (Rua Rodrigues Alves, 29 – tel.: 4439-0030)
UPA Perimetral (Rua Agenor de Camargo, 129 – tel.: 4435-1400)
UPA Central (Praça IV Centenário, 8 – tel.: 4436-4313)
UPA Sacadura Cabral (Rua Lauro Muller, 354 – tel.: 4421-1244)
CHM (Centro Hospitalar Municipal) (Avenida João Ramalho, 326 – tel.: 4433-3611)
Hospital da Mulher (Rua América do Sul, 285 – tel.: 4478-5000

Segurança
A Guarda Civil Municipal atenderá normalmente pelo telefone 153.

Trânsito
O Departamento de Engenharia de Tráfego manterá agentes de plantão com atendimento pelo número 0800-7703194.

Atendimento
O Colab, aplicativo para smartphones, estará disponível aos munícipes em casos de dúvidas sobre a Covid-19, para denúncias de aglomerações e comércios irregulares, além de pedidos de serviços de manutenção, entre outros.

Semasa
Todas as coletas seguem normais – porta a porta, resíduos de saúde e remoção de animais mortos

Posto de Atendimento do Semasa
– O atendimento presencial do Semasa está suspenso desde 23/3 por causa da Covid-19.

Central de Atendimento 115
– A Central de Atendimento 115 não vai funcionar nesta quinta e sexta-feira (11 e 12), mas os serviços voltam na segunda-feira (15). Neste período, o usuário pode abrir ordens de serviço pelo site do Semasa.

Expediente
Os serviços essenciais são mantidos em escala de plantão, observadas as particularidades em razão do novo coronavírus.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

A Prefeitura de São Bernardo informa que, em decisão conjunta com as demais cidades da região do Grande ABC, vai acompanhar o Decreto Estadual nº 65.009, de 8 de junho de 2020, declarando ponto facultativo nos dias 11 e 12 de junho de 2020. Confira o funcionamento dos serviços públicos municipais no período:

SAÚDE – O atendimento ao público será realizado normalmente nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), no Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), no Hospital Municipal Universitário (HMU), no Hospital de Clínicas Municipal (HC), no recém-inaugurado Hospital de Urgência (HU) e no novo Hospital Anchieta (HA), sendo estes três últimos por meio de encaminhamentos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Centro Especializado de Reabilitação (CER), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Farmácia de Alto Custo e demais departamentos administrativos da Secretaria de Saúde ficarão fechados nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/06).

ATENDE BEM – As unidades do Atende Bem (Assunção, Alvarenga, Riacho Grande, Rudge Ramos e Centro) terão os atendimentos remotos, via o telefone 156, suspensos nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/06). Orientações sobre os serviços continuam disponíveis no site guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br e no aplicativo SBC na Palma da Mão.

BOM PRATO – O Bom Prato de Campanha (Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 4381, no bairro Assunção) terá funcionamento normal, com cota diária de 600 almoços a R$ 1, a partir das 11h. A unidade do Centro (Rua Nicolau Filizola, nº 100) também funcionará normalmente no período (11 e 12/06), com oferta de café da manhã, almoço e jantar.

LIMPEZA URBANA – Os serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos serão realizados normalmente no período, assim como a ação Jato de Combate ao Coronavírus e os Ecopontos.

DEFESA CIVIL – Não haverá alterações nos serviços. O atendimento será 24h por dia através do telefone de emergências “199” (ligação gratuita de telefone fixo).

FEIRAS-LIVRES  Funcionamento normal

SERVIÇO FUNERÁRIO – Funcionamento normal, com atendimento 24h

PARQUES E RUA DO LAZER  Os parques Estoril, Salvador Arena, das Bicicletas, Chácara Silvestre, Rafael Lazzuri, Cidade da Criança, Parque da Juventude e as todas as unidades Praça-Parque estão fechados para o público desde o dia 21 de março. As ruas de lazer aos domingos também estão suspensas. Ciclovias, ciclofaixas e pistas de caminhada também foram interditadas e estão sendo monitoradas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

SÃO CAETANO DO SUL

A Prefeitura de São Caetano do Sul publicou hoje (10/6) decreto que suspende o expediente nas repartições públicas municipais, da Administração Direta e Indireta, nos dias 11 e 12/06 (quinta e sexta-feira). Confira como fica o funcionamento das unidades de Saúde:

Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin – Plantão 24 horas;

UPA Júlio Marcucci Sobrinho – Plantão 24 horas;

Carreta Saúde em Movimento (para síndromes gripais) – Plantão 24 horas ao lado do Hospital de Emergências;

Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido – Plantão 24 horas;

SOS Cidadão 156 – Plantão 24 horas;

Centro Odontológico – Plantão 24 horas para casos de emergência;

Drive Thru de Vacinação contra a Gripe (Influenza) no Teatro Paulo Machado de Carvalho – suspenso na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) e retorno na segunda-feira (15/6);

Drive Thru da Testagem Rápida da Covid-19 – Funcionamento normal de quinta-feira a sábado (de 11 a 13/6), das 8h às 16h, e retorno na quarta-feira (17/6);

Disque Coronavírus (Programa de Testagem Domiciliar) – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h, no 0800-774-4002 e 24 horas no site coronasaocaetano.org;

Telemedicina (0800 – 941 – 8543) – Plantão 24 horas;

Ouvidoria da Saúde (93336-2932) – Plantão 24 horas;

Hospital de Campanha – Funcionamento normal 24 horas (somente encaminhamentos de outras unidades);

Farmácia Alto Custo e Farmácia Municipal – Funcionamento normal na quinta e sexta-feira (11 e 12/6), das 8h às 18h, e sábado (13/6), das 8h às 12h;

Centro Oftalmológico – Funcionamento aos sábados, domingos, feriados/ponto facultativo, das 7h às 18h, no Hospital Márcia Braido, somente urgência e emergência;

UBSs com Programa Saúde Hora Extra (Nair Spina Benedicts, Dolores Massei, Amélia R. Locatelli e Ivanhoé Esposito) – Fechadas na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) e abertas no sábado (13/6), das 8h às 12h;

Centro Policlínico Gentil Rstom – Fechado na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) e aberto no sábado (13/6), das 8h às 12h;

UBSs, Cepadi, Caism, CAPS e CTNEN – Fechados na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) e retornam na segunda-feira (15/6);

CAPS AD – Plantão 24 horas para pronto-socorro psiquiátrico;

Centro de Oncologia – fechado na quinta e sexta-feira (11 e 12/6) e retorna na segunda-feira (15/6).

MAUÁ

Corpus Christi é um ponto facultativo e foi antecipado, portanto, nesta quinta-feira as atividades serão normais. Na sexta-feira, será ponto facultativo ao poder público municipal, tendo em vista decreto de 2019 que o previa no calendário anual.

DIADEMA

A Prefeitura de Diadema informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que com relação ao ingresso na Fase Laranja do Plano São Paulo o município vai acatar as recomendações do Governo do Estado e seguirá a mesma flexibilização mantida na Capital.  

A Fase Laranja terá início em Diadema na próxima segunda-feira, dia 15 de junho.

Com relação ao Decreto Estadual que suspende o expediente nas repartições públicas nos dias 11 e 12 de junho, informamos que Diadema seguirá o decreto estadual.

RIBEIRÃO PIRES

A Prefeitura de Ribeirão Pires, seguindo o Decreto Estadual Nº 65.009/2020, decretou a suspensão de expediente em repartições públicas municipais nos dias 11 e 12 de junho (Decreto Municipal Nº 7012/2020).

Plantão de atendimento à imprensa – Joyce Cunha: (11) 9-8173-8869.

Abre e fecha dias 11 e 12 de junho:

Funcionará normalmente:
UPA Santa Luzia: Funcionará normalmente – aberta 24 horas

Hospital e Maternidade São Lucas: Funcionará normalmente – aberto 24 horas

Hospital Municipal de Campanha (atendimento 24h somente com encaminhamentos da UPA ou São Lucas)

Coleta de Lixo: Funcionará normalmente

Defesa Civil: atendimento 24 horas

Guarda Civil Municipal: atendimento 24h – atendimento tel. 153

Plantão agentes de trânsito: atendimento 24h

Plantão fiscalização 24h (9-7412-9601)

Não funcionará no feriado:
Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família: não haverá expediente

Prefeitura de Ribeirão Pires: Não haverá expediente – Paço e demais departamentos

Espaços públicos – Parque Pérola/CEU Quarta Divisão/ Áreas Culturais e Esportivas – fechados – medida de combate ao coronavírus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading