Reunião entre prefeitos do ABC e secretário de Doria sobre abertura é adiada

Ônibus de São Bernardo do Campo. Prefeito prometeu aumentar frota.

Chefes dos executivos decidiram abrir concessionárias e escritórios mesmo ainda na fase vermelha, sem flexibilização

ADAMO BAZANI

O encontro entre o secretário estadual de Desenvolvimento Regional da gestão Doria, Marco Vinholi, e os setes prefeitos do ABC Paulista que estava marcado para este sábado, 06 de junho de 2020, foi adiado.

A informação é do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os prefeitos.

Em nota, o secretário-executivo da entidade, Edgar Brandão Júnior, disse que a reunião deve ocorrer na próxima semana, mas sem data e horário definidos.

“Comunicamos à imprensa e aos interessados em geral que a vinda do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para participar de reunião, com o sr. presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e demais prefeitos do Grande ABC, na sede da entidade regional, que iria ocorrer na manhã de hoje, foi transferida para a próxima semana. Nova data e horário serão informados.”

A nota não explica o motivo do adiamento, mas informações extraoficiais dão conta que a suspensão ocorreu por iniciativa de Vinholi.

O encontro seria marcado pela discussão sobre a reabertura com restrições de algumas atividades econômicas na região e também pela visita de Vinholi ao “Quarteirão da Saúde” de Diadema, local escolhido para abrigar mais um hospital de campanha no ABC.

O adiamento revoltou alguns prefeitos que já mostravam insatisfação com Estado após a decisão do comitê de monitoramento da Covid-19 de permitir que a capital paulista se enquadrasse na faixa laranja (que permite o funcionamento de algumas atividades) enquanto os 38 demais municípios da Grande São Paulo ficaram na fase vermelha, sem nenhuma flexibilização.  Ao todo são cinco fases, sendo a vermelha a mais restritiva e a azul a mais flexível.

Por outro lado, não foi bem vista pelo Governo do Estado a decisão dos prefeitos sem o aval de Doria tomada nesta sexta-feira, 05 e junho, de abrir com restrições concessionárias e escritórios para se igualar à capital paulista.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/06/05/gestao-doria-vai-tentar-reverter-decisao-dos-prefeitos-do-abc-de-abertura-de-escritorios-e-concessionarias/

O ABC é formando por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, cidades que juntas somam aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rogerio Belda disse:

    Cresce o “bolsão ignaro” que acredita ser o CORONEL VIRUS apenas uma “gripezinha”..Aí que saudade dos tempos do dr. Oswaldo Cruz lutando com a Febre Amarela, que só conheci nos livros de história pátria.Rogerio Belda (o de São Paulo)

Deixe uma resposta