Secretários do estado de São Paulo abrem Fórum Paulista de Mobilidade Urbana

Publicado em: 4 de junho de 2020

Evento online é promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC

JESSICA MARQUES

A abertura da 74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana foi marcada pela participação de secretários do Governo do Estado de São Paulo.

O evento online, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, contou com a participação dos secretários estaduais de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Assim, as ações do Governo do Estado para requalificar e reorganizar o transporte público coletivo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) marcaram o primeiro dia do evento.

Para João Octaviano, o Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual da economia, também passa pelo planejamento e reestruturação por parte do Estado do transporte coletivo, com o objetivo de superar os atuais gargalos do sistema.

“Temos problemas que precisam ser resolvidos hoje, ajudando os prefeitos com os protocolos de abertura e apresentando projetos para melhorar São Paulo. A secretaria está sempre dialogando para criar condições para reabertura”, afirmou o secretário de Transportes e Logística.

Por sua vez, Baldy ressaltou a necessidade de iniciativas como o escalonamento dos horários de atividades e alternância de turnos para estender o horário de pico no transporte público.

Como desafio, apontou a questão das frotas municipais de transporte público, incluindo a  subsistência dos operadores privados diante da redução do volume de passageiros, assim como a adoção de protocolos de higienização e fiscalização.

“Nosso maior objetivo é preservar e priorizar a saúde das pessoas por meio de protocolos baseados em experiências bem sucedidas realizadas no mundo e no Brasil”, explicou o secretário de Transportes Metropolitanos.

MOBILIDADE EM MEIO À PANDEMIA

O presidente do Consórcio ABC e prefeito do Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou a importância do debate sobre mobilidade urbana em meio à pandemia da Covid-19.

“É uma satisfação para o Consórcio promover a primeira edição do Fórum Paulista realizada por meio da internet, marcando mais uma vez o caráter de protagonismo presente nos 30 anos da nossa entidade. A Covid-19 significa um tempo de mudança nos nossos hábitos, por isso é fundamental discutirmos seus impactos na mobilidade urbana”, disse Maranhão.

Por sua vez, o secretário-executivo do Consórcio Grande ABC, Edgard Brandão, ressaltou que o Fórum Paulista prossegue, mas o debate sobre a requalificação e reorganização do transporte coletivo é permanente. “Precisamos continuar discutindo por conta dos novos problemas”, afirmou Brandão.

O encontro online reuniu aproximadamente 120 participantes, conforme informado pelo Consórcio, por meio de nota. A programação da 74ª Reunião do Fórum Paulista prossegue nesta quinta-feira.

O evento é organizado pela Coordenação Executiva do Fórum Paulista e pela Secretaria Executiva pela Mobilidade Urbana Eventos. Jornalistas podem acompanhar o debate como ouvintes.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta