Consórcio do ABC reúne sindicatos e gestores para debater retomada gradual

Reunião foi realizada nesta quinta-feira, por videoconferência

JESSICA MARQUES

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que engloba as sete prefeituras do ABC Paulista, reuniu sindicatos, entidades de classe e representantes dos municípios da região para debater uma proposta de planejamento de reabertura gradual das atividades econômicas.

A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 04 de junho de 2020, por meio de videoconferência. A conversa foi conduzida a partir de uma plataforma científica para tomada de decisão e protocolos setoriais e graduais, segundo o Consórcio.

A ferramenta, denominada Coronacidades, foi apresentada pela organização não governamental (ONG) Impulso, responsável pelos critérios adotados na retomada das atividades no Rio Grande do Sul. Sem custos para a entidade regional, o sistema mapeia o cenário de cada cidade individualmente.

Coronacidades

“Criado para ajudar prefeituras, o Coronacidades calcula tecnicamente o grau de vulnerabilidade de um município diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A plataforma considera critérios como número de leitos à disposição a cada 100 mil habitantes, o fluxo de pacientes, testagem da população, medidas de isolamento, volume de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e características econômicas”, informou o Consórcio, em nota.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Giovanni Rocco, explicou que o objetivo é trabalhar com uma proposta de protocolos por segmentos, conforme as etapas definidas pelo Governo do Estado.

“A análise dos protocolos dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, assim como dos diferentes segmentos da economia, possibilita planejar a retomada da economia quando a classificação de fase do Grande ABC avançar no plano de reabertura”, afirmou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading