Teresina estabelece rodízio de veículos no centro da cidade

Publicado em: 1 de junho de 2020

Descumprimento vai gerar multa no valor de R$ 195,23. Foto: Divulgação / Arquivo da Prefeitura de Teresina.

Medida entra em vigor a partir desta terça-feira, 02

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Teresina, no Piauí, vai restringir a circulação de veículos no centro da cidade, por meio de rodízio. O prefeito Firmino Filho assina nesta segunda-feira, 1º de junho de 2020, um decreto que oficializa a medida.

O rodízio vai entrar em vigor a partir desta terça-feira, 02. A restrição será feita levando em consideração os dias da semana e a numeração da placa do veículo.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é combater a proliferação do novo coronavírus na cidade, uma vez que foi verificada uma grande circulação de carros na área central.

REGRAS E MULTA

Até quinta-feira, 04, a fiscalização terá caráter apenas educativo. A partir de sexta, os motoristas que não obedecerem à determinação estarão sujeitos à multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no valor de R$ 195,23.

O rodízio de carros será feito na área delimitada pelas avenidas Miguel Rosa, Joaquim Ribeiro e Maranhão, que é o setor mais comercial da cidade.

Nas segundas, quartas e sextas poderão circular os veículos com final de placa com número par (0,2,4,6 e 8). Por sua vez, nas terças, quintas e sábados só será permitido o tráfego de veículos com placa de terminação ímpar (1, 3, 5, 7 e 9).

De acordo com a Prefeitura, o monitoramento do rodízio será feito pelos agentes de trânsito e também de forma eletrônica, por meio das câmeras espalhadas pelo centro da cidade.

 “Nossos dados mostram que houve uma queda de 42% de fluxo de veículos no início da quarentena. No entanto, na primeira quinzena de maio já se observou um aumento de 17% comparado ao mesmo período de abril. Isso demonstra que as pessoas voltaram a circular pela cidade, principalmente em um período em que as orientações de distanciamento social ainda permanecem e é a única arma que temos contra o novo coronavírus”, afirmou o prefeito Firmino Filho, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta