Prefeitura do Rio anuncia abertura gradual da economia na cidade

Publicado em: 1 de junho de 2020

Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio.

Governo do estado anunciou que publicará hoje decreto estendendo a quarentena, mas já prevendo reabertura das atividades

ALEXANDRE PELEGI      

A prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado estão se preparando para uma reabertura gradual das atividades econômicas.

Nesta segunda-feira, 01 de junho de 2020, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou o que qualificou de “retomada gradual e responsável” das atividades econômicas na cidade a partir desta terça-feira, 02.

Já o governador Wilson Witzel adiantou que vai prorrogar as medidas de isolamento social no estado, o que será definido em reunião com participação de diferentes secretarias e da Comissão de Saúde. Ele prometeu publicar um decreto ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Em nota, a prefeitura adiantou nesta segunda-feira que a abertura gradual tem como foco central a preocupação em preservar vidas. Serão seis fases do processo, que serão acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno.

Entre as variáveis para a adoção do planejamento de reabertura, há a avaliação de número de leitos de UTI e de enfermaria, número de internações, óbitos e novos casos.

O superintendente de Educação da Vigilância Sanitária do Rio, Flávio Graça, informou que além dos comitês de crise e científico da Prefeitura, mais de 50 técnicos de todas as áreas da administração participaram do planejamento de reabertura. “Entre os critérios levados em consideração estão o número de pessoas aglomeradas em espaços fechados; o grau de interação e compartilhamento de produtos; a impossibilidade de afastamento; a probabilidade de propagação; e a geração de emprego”, informa a prefeitura.

O Decreto municipal será publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 02, com o setor de serviços como o principal beneficiado na primeira fase.

O comércio de rua não poderá abrir as portas ainda. Haverá exceções apenas para lojas de automóveis, móveis e decoração. Lanchonetes, bares e restaurantes continuam apenas no sistema delivery e take away.

O governador Wilson Witzel anunciou neste domingo, 31 de maio, que vai prorrogar a quarentena no estado. Em nota, ele afirmou que as determinações continuam valendo durante a semana vigente. A maneira como será a prorrogação será conhecida após a publicação do decreto, prevista para hoje.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. charlatoes da fe disse:

    crivela….os pastores pedem soccoro…templos estão fechando….as velinhas aposentadas se recusam a pagar os dizimos…..para que o senhor foi eleito????? kkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta