Taxa de isolamento social de Guarulhos sobe três pontos percentuais com feriado antecipado

Publicado em: 26 de maio de 2020

Guarulhos não antecipou o feriado de Corpus Christi para sexta, como outras cidades da Região Metropolitana. Foto: Divulgação / Fábio Nunes Teixeira.

Índice chegou a 50% nesta segunda-feira, 25

JESSICA MARQUES

Com o feriado de 9 de Julho antecipado no estado de São Paulo para esta segunda-feira, 25 de maio de 2020, a taxa de isolamento social de Guarulhos, na Região Metropolitana, subiu três pontos percentuais.

Os dados do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo do Estado mostram que nesta segunda, 25, o índice chegou a 50%. No mesmo dia da semana passada, 18 de maio, a taxa ficou em 47%.

A decisão do governador João Doria de antecipar o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 de 9 de julho para 25 de maio foi aprovada pela Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo após mais de 12 horas de discussão.

Relembre: Feriado antecipado de “9 de julho” para segunda-feira é aprovado na Alesp

Entretanto, na sexta-feira, 22, Guarulhos não antecipou o feriado de Corpus Christi (11 de junho) ou decretou como fizeram outras cidades da Grande São Paulo e todo o ABC Paulista.

Relembre: Quatro cidades do ABC Paulista decretam antecipação do feriado de Corpus Christi e três enviam projeto para câmaras

Na sexta, 22, portanto, Guarulhos registrou índice de isolamento social de 48%. Na sexta-feira anterior, 15 de maio, a taxa foi de 47%, variando apenas um ponto percentual.

Relembre: Isolamento social fica em 48% em Guarulhos que não antecipou feriado na sexta-feira

Por sua vez, no domingo, 24, a cidade registrou apenas 1% a mais de isolamento em comparação com o mesmo dia da semana anterior, 17 de maio.

Relembre:Isolamento social em Guarulhos sobe apenas 1% no domingo, 24

ABC PAULISTA

Por sua vez, o índice de isolamento social no ABC Paulista durante os feriados antecipados para conter o avanço da Covid-19 provou que não basta as cidades da Região Metropolitana tomarem decisões isoladamente.

O índice foi de 49,6% na última segunda-feira, enquanto em 18 de maio o isolamento social da região foi de 46,8%.

Relembre: Isolamento no ABC Paulista sobe com feriado estadual antecipado

Entretanto, quando a capital estava em ponto facultativo e a região estava em feriado, o índice caiu. Relembre: Pela culatra: Isolamento no ABC caiu com feriado antecipado

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Cruz disse:

    Mas não se enganem. O aumento da porcentagem não foi por causa do feriado. Foi por causa do frio.

Deixe uma resposta