Numero de passageiros nos ônibus de São Paulo tem queda de 32,5% no feriado antecipado de 9 de Julho

Publicado em: 26 de maio de 2020

Micro-ônibus do subsistema local de São Paulo

Dados divulgados pela SPTrans ao Diário do Transporte, mostram que os ônibus municipais registraram 742 mil passageiros na segunda-feira, 25

WILLIAN MOREIRA

Após o “super feriado “criado em uma ação conjunta entre a Prefeitura da cidade de São Paulo e o Governo do Estado para diminuir a circulação de pessoas nas ruas e assim aumentar o índice de isolamento social, deu resultado de acordo com dados do fluxo diário de passageiros divulgado pela SPTrans.

Em resposta ao Diário do Transporte, a gerenciadora informou que em um comparativo das duas últimas segundas-feiras, dias 18 (sem feriado) e 25 de maio, a diminuição no número de passageiros transportados nos ônibus do sistema do município foi de 32,5%, passando de quase 1,1 milhão no dia 18, para 742 mil no dia 25.

Na capital paulista, os dias 20 (quarta-feira) e 21 (quinta-feira) foram antecipações dos feriados de Corpus Christi e Consciência Negra, respectivamente. A sexta-feira, 22, foi ponto facultativo na cidade.

Já na segunda-feira, 25 de maio de 2020, foi a antecipação do feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) , mas em todo o Estado de São Paulo e não somente na capital.

Na terça-feira, 19 o número de passageiros também chegou perto de 1,1 milhão de passageiros, começando a cair nos dias de feriado, com registro de 824 mil no dia 20 de maio e 793 mil no dia 21, quinta-feira.

Na sexta-feira, 22, ponto facultativo o número de pessoas voltou a subir, atingindo índice um pouco menor que os dois dias que antecederam o feriado, 1 milhão de passageiros.

No final de semana como habitual já em dias antes da pandemia, as atividades econômicas são menores e consequentemente a frota disponível e número de passageiros que demandam o serviço. No sábado, 23, foram 656 mil pessoas e no domingo, 24 de maio, 465 mil passageiros.

A empresa responsável pelo gerenciamento do serviço ressalta que os números são preliminares, e podem sofrer algumas alterações após revisão para consolidar os dados do sistema.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta