Obras do BRT Campo Grande avançam em Campinas e provocam nova dinâmica de circulação na região

Publicado em: 25 de maio de 2020

Foto: Emdec / prefeitura de Campinas

Jardim Nova Esperança terá trabalhos de drenagem e pavimentação, em novo trecho da Avenida John Boyd Dunlop

ALEXANDRE PELEGI

Desde hoje, segunda-feira, 25 de maio de 2020, Campinas presencia uma nova fase de obras do Corredor BRT Campo Grande, na região do Jardim Nova Esperança.

Em comunicado da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), as obras incluem trabalhos de execução de drenagem e pavimentação do BRT, em novo trecho da Avenida John Boyd Dunlop (JBD).

A duração das obras deverá demorar 60 dias.

As obras exigem uma nova dinâmica de circulação na região, segundo a Emdec, que explica que a implantação será de forma sequencial:

– Veículos trafegando na Avenida John Boyd Dunlop, sentido Centro – bairro, para acesso ao Nova Esperança: deverão retornar na altura da estrada municipal de acesso à Hortolândia, localizado a cerca de 950 metros do atual acesso ao bairro.

– Veículos saindo do Nova Esperança em direção ao bairro: são duas opções. A primeira é realizar o retorno, via John Boyd Dunlop, na altura da linha férrea, distante cerca de 1.700 metros. A segunda é pelas vias internas do Bairro Jardim Maracanã, acessando a Avenida JBD na altura da Praça da Concórdia.

– Veículos trafegando na Avenida JBD, oriundos do bairro para acesso ao Nova Esperança: não há mudança.

– Veículos saindo do Nova Esperança em direção ao Centro: não há mudança.

As obras do corredor de ônibus rápido na região do Jardim Nova Esperança vêm desde março do ano passado, como explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro: “As obras do BRT, mesmo nesta situação de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), prosseguem a todo vapor. A Administração municipal realiza um gigantesco esforço para entregar tudo no prazo estipulado”, garante o gestor.

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão.

Saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, o corredor exclusivo segue pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí.

O Jardim Nova Esperança está inserido dentro do Lote 2, Trecho 3, da implantação do BRT, que compreende o Viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 quilômetros.

A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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