Bahia antecipa feriados e transporte coletivo opera com horários reduzidos

Publicado em: 25 de maio de 2020

Foto: Divulgação.

Mudanças são válidas para esta segunda (25) e terça-feira (26) em todo o estado

JESSICA MARQUES

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a antecipação de dois feriados nesta semana. Assim, o Governo do Estado sancionou uma lei que  muda para esta segunda e terça-feira, 25 e 26 de maio de 2020, o dia de São João e a Independência da Bahia, celebrados em 24 de junho e 2 de julho, respectivamente.

O objetivo da medida é reduzir a circulação de pessoas nas ruas, de forma a evitar a disseminação do novo coronavírus no estado. Com a antecipação dos feriados, os serviços não essenciais ficam suspensos nesta segunda e terça-feira.

Nestas datas, estão permitidos apenas estabelecimentos relacionados aos serviços de saúde, assim como também farmácias, agências bancárias e supermercados.

Além disso, o decreto estadual determina ainda que os dias 27 e 28 de maio devem ser utilizados para a antecipação de feriados municipais.

“Nos dias 28 e 29 de maio, fica autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, nos Municípios de Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador”, detalha trecho do decreto.

TRANSPORTE COLETIVO NO ‘FERIADÃO’

Por conta da medida que institui a antecipação de feriados, o transporte coletivo de todo o estado está operando com horários reduzidos. Confira as principais alterações:

FERRY E LANCHAS

De acordo com informações da Agerba, (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) “em virtude do decreto governamental que antecipa feriados em toda Bahia, a operação do sistema de travessias para as ilhas de Itaparica e Vera Cruz sofrerá alteração.

“Apesar de existir um decreto que estabelece a suspensão das travessias aos sábados, domingos e feriados, na segunda-feira (25), correspondente ao feriado de São João,  o Sistema Ferry-Boat e o Sistema de Lanchas vão operar até às 14 horas.”

“Esta excepcionalidade fez-se necessária para assegurar o deslocamento das pessoas entre os municípios, uma vez que não puderam se planejar antecipadamente. O detalhamento do funcionamento do sistema hidroviário entre a terça-feira (26) e a sexta-feira (29) será divulgado em breve.”

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

Subiu para 196 no Estado da Bahia o número de cidades com restrição ao transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. As restrições permanecem durante o feriado.

Leia mais em 196 cidades na Bahia estão com restrição ao transporte intermunicipal

Salvador

Em Salvador, além dos feriados estaduais, o  municipal, transferido para a próxima quarta (27), será o 8 de dezembro, ou seja, o dia de São Francisco Xavier, padroeiro da capital.

Na quinta (28) e na sexta (29), um decreto estadual e municipal vai suspender as atividades que não são essenciais na cidade. Com isso, Salvador terá uma semana com isolamento social reforçado e ampliado.

Assim, durante toda a semana, só estão autorizados a funcionar as atividades consideradas essenciais pela Prefeitura e governo do Estado, a exemplo de farmácias, supermercados e serviços de saúde.

Agências bancárias poderão funcionar na quinta e na sexta. Haverá fiscalização por parte da força-tarefa liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e que tem o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Os ônibus circulam normalmente na capital, com horários correspondentes a feriados, apesar de uma ameaça de greve.

Relembre: Ônibus circulam em Salvador nesta segunda, 25, garante sindicato dos Rodoviários

Feira de Santana

Os terminais de transbordo Central, Norte e Sul de Feira de Santana terão funcionamento reduzido até às 20h nesta segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27), datas em que a Prefeitura antecipou, por decreto municipal n. 11.575 de 24 de maio de 2020, três feriados seguindo o estabelecido pelo decreto estadual nº 19.722 de 22 de maio de 2020.

A frota de ônibus que atende a população feirense na zona urbana e rural também será ajustada à mesma quantidade de veículos operada em domingos e feriados. Neste período, a Prefeitura garantirá o benefício da tarifa de meia passagem (R$ 2,07) para usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que possui o Cartão Via Feira.

Por sua vez, nos distritos, os ônibus das concessionárias São João e Rosa atenderão a comunidade com a mesma operação especial praticada em dias úteis desde o início da pandemia.  

Ônibus reservas ficarão de plantão no Terminal Central, das 6h às 20h, horário do último balão, para atender em caso de necessidade ajustes pontuais nos três dias de feriados antecipados.

O usuário também pode acompanhar a previsão de chegada dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones com recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), iOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Marina disse:

    São João 25 e 26 de maio tem muita fogueira nas ruas, e aí? É assim q as autoridades vão fiscalizar? Fogueira atrai gente, q atrai bebida, música e forró pela noite afora…e a covid19 tb vai entrar na farra aqui no bairro do Doron?

Deixe uma resposta