Feriado antecipado: confira o que abre e fecha nesta segunda-feira no estado de São Paulo

Publicado em: 24 de maio de 2020

Rodízio municipal de veículos será suspenso na capital paulista. Foto: Adamo Bazani.

Haverá redução de frotas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô

JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI

O Governo do Estado de São Paulo antecipou o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista) para esta segunda-feira, 25 de maio de 2020. O objetivo é reduzir as atividades em funcionamento para que as pessoas fiquem em isolamento social, evitando a proliferação do novo coronavírus.

Por tratar-se de uma lei estadual, os 645 municípios devem seguir a determinação. Assim, com o feriado antecipado, haverá diminuição de frotas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô.

Também por conta da antecipação do feriado, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo informou que o rodízio municipal de veículos será suspenso na capital paulista nesta segunda, 25.

Além disso, está suspensa a Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) para caminhões. Além disso, a Zona Azul também estará liberada. Na terça-feira, 26, as restrições voltam ao normal.

Relembre: Rodízio municipal de veículos estará suspenso na segunda-feira (25), feriado de “9 de Julho” antecipado

Por sua vez, a frota de ônibus da capital paulista será adequada na segunda-feira. A ação tem o objetivo de garantir o deslocamento dos profissionais de serviços essenciais, que não terão interrupções em suas atividades. Desta forma, permanecerão em circulação 5.991 veículos para atender 1.013 linhas, incluindo as 150 noturnas, segundo a SPTrans.

Além disso, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, permanecerá das 6h às 22h. Contudo, as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas.

Em virtude do fechamento dos postos de atendimento nas subprefeituras, todos os cartões do Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março foram revalidados automaticamente por até 90 dias.

Devido ao fechamento do Posto Central, os usuários devem acessar o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento para serem atendidos de forma on-line.

Veja o principais atendimentos:

RODÍZIO DE VEÍCULOS DA CAPITAL:

Suspenso na segunda-feira, 25. Volta na terça-feira, 26 de maio, da forma habitual.

ZONA AZUL:

Suspensa na segunda-feira, 25. Volta na terça-feira, 26 de maio, da forma habitual.

RESTRIÇÃO A CAMINHÕES:

Suspensa na segunda-feira, 25. Volta na terça-feira, 26 de maio, da forma habitual.

ÔNIBUS SPTRANS:

Frota reduzida, com 5.991 veículos para atender 1.013 linhas, incluindo as 150 noturnas

Postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, ficam abertos das 6h às 22h

ÔNIBUS EMTU, CORREDOR ABD, CPTM E METRÔ:

Frota reduzida com horários semelhantes a domingo.

ÔNIBUS DE OUTRAS CIDADES:

A maior parte das cidades terá redução de frota. O passageiro deve se informar em aplicativos de transportes ou ligando para as empresas de ônibus.

SERVIÇO

Confira o que abre e fecha no estado de São Paulo:

– Bancos funcionam das 10h às 14 h

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que na segunda-feira os bancos associados manterão suas atividades operacionais inalteradas, para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18.

No entanto, a Febraban recomenda aos clientes e usuários da rede bancária que evitem ao máximo deslocamento até às agências bancárias, uma vez que estarão funcionando de forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10 às 14 horas, nos termos da Circular nº 3.991, editada pelo Banco Central em 19 de março de 2020.

Todos os canais eletrônicos estarão disponíveis e em plena capacidade para atender a totalidade das necessidades dos clientes, permitindo que as agências bancárias sejam utilizadas apenas nos casos extremos de necessidade.

Esclarecemos, por oportuno, que a atividade bancária foi classificada como essencial pelo Decreto Federal nº 10.280, de 20 de março de 2020, e que há efetiva necessidade de mantermos o atendimento no próximo dia 25 de maio para pagamento de benefícios e salários e recebimento de contas.

O funcionamento dos bancos é matéria disciplinada pelo Conselho Monetário Nacional, em especial pela Resolução 2.932 de 28 de fevereiro de 2002, que estabelece que “[…] não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro, os sábados, os domingos e os feriados de âmbito nacional”. Assim, não estão previstos na Resolução os feriados estaduais e municipais.

Ressaltamos ainda que as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança no dia 25 não sofrerão alteração, cabendo lembrar que, por ocasião dos feriados municipais antecipados nos últimos dias 20 e 21 de maio na cidade de São Paulo, a Secretaria Nacional do Consumidor-SENACON, com a finalidade de dirimir dúvidas sobre a possibilidade de alteração do vencimento de contas e cobranças, informou que não há nenhuma normativa ou motivação que pudesse prorrogar o vencimento de boletos.

A Febraban reforça que os bancos continuam comprometidos com o atendimento às necessidades essenciais da sociedade e com as medidas sanitárias e de distanciamento social, sem descuidar do atendimento a milhares de pessoas que diariamente necessitam de serviços bancários.”

– Postos da Fundação Pró-Sangue

No sábado (23), só os postos das Clínicas e de Osasco farão atendimento. O posto das Clínicas funcionará das 8h às 17h, e a unidade de Osasco, das 8h às 16h. A relação completa dos endereços e horários de funcionamento pode ser consultada pela internet.

– Poupatempo Digital

Os serviços online Poupatempo (disponíveis no site e pelo aplicativo Poupatempo Digital) estão mantidos normalmente. Os atendimentos continuam sendo realizados de forma remota, por uma equipe de plantão, para atender às necessidades da população.

Pelo aplicativo, é possível acessar os mais de 60 serviços digitais disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

Correios:

Os Correios informam que, nesta segunda-feira (25), em atendimento ao decreto estadual de antecipação do feriado de 9 de julho, haverá alterações no funcionamento das agências do Estado de São Paulo.

Saiba quais unidades estarão abertas ao público.

A empresa ressalta que, mesmo no feriado, o serviço de distribuição de cartas e encomendas será mantido, para garantir o fluxo de entregas.

Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades)

– Detran.SP

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação, veículos (certidão negativa e positiva de propriedade, pesquisa de débitos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros. Clique aqui para ver a relação completa. Também é possível realizar serviços por aplicativos do Detran.SP, disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Confira o que abre e fecha na capital paulista:

ABASTECIMENTO
As feiras livres não funcionam às segundas-feiras.

MERCADOS MUNICIPAIS

Mercado Municipal Paulistano – RUA DA CANTAREIRA, 306 – Terça-feira a Sábado: 06h às 16h

Mercado Municipal Kinjo Yamato – RUA DA CANTAREIRA, 377 – Terça-feira a Sábado: 03h – 13h

Mercado Municipal Dr. Américo Sugai (São Miguel) – AV. MARECHAL TITO, 567 – Terça a Sábado: 09h às 17h

Central de Abastecimento Leste – AV. IMPERADOR, 1900 –  Terça-feira a Sábado: 07h às 18h
Domingo: 07h às 13h

Mercado Municipal Senador Emydio de Barros (Penha) – AV. GABRIELA MISTRAL, 160 – Terça-feira a Sábado: 08h às 19h – Dom e Feriados – 08h a 13h

Mercado Municipal Antonio Meneghini (Vila Formosa) – PRAÇA DAS CANARIAS, S/N VILA FORMOSA – Terça-feira a Sábado: 8h às 19h – Domingo: 08h às 13h – Segunda: 08h às 19h

Mercado Municipal Leonor Guadros (Guaianases) – PRAÇA PRES. GETULIO VARGAS, S/N GUAIANASES – Terça-feira a Sábado – 8h30 às 17h

Mercado Municipal de Sapopemba – AV: SAPOPEMBA, 7911 – Terça-feira à Sábado: 08h às 16h – Domingo: 08h às 13h

Mercado Municipal Teotônio Vilela – RUA ARQ. VILANOVA ARTIGAS, 1900 – Segunda-feira a Sábado: 8h às 16h – Domingo 08h às 13h

Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto (Ipiranga) – RUA SILVA BUENO, 2109 – Segunda-feira a Sábado: 08h às 16h – Domingo 08h às 12h

Mercado Municipal Profª Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann – (Santo Amaro)- RUA MIN. ROBERTO CARDOSO ALVES, 359 – Segunda-feira a Sábado: 08h às 16h

Mercado Municipal de Pirituba – RUA ALMIRANTE ISAIAS DE NORONHA, 163 –  Segunda-feira a Sábado: 08h às 18h Domingos/Feriados 08h às 14h

Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (Lapa)- RUA HERBAT, 47 – Segunda-feira a Sabado – 08h às 16h

Mercardo Municipal Engº João Pedro de Carvalho Neto (Pinheiros) – R. PEDRO CRISPIM , 89 PINHEIROS – Segunda-feira a sábado: 08h às 16h

Mercado Municipal Waldemar Costa Filho (Tucuruvi) – AV: NOVA CANTAREIRA, 1686 – Terça-feira a Sábado: 08h às 16 – Domingo: 08h às 13h

Central de Abastecimento Pátio do Pari – LARGO DO PARI, S/Nº – Segunda-feira a sábado: 04h às 20h

SACOLÕES MUNICIPAIS:

Sacolão Municipal Dr. Américo Sugai (São Miguel)-  AV: MAL. TITO, 567 – Segunda-feira a Sábado 09h às 16h

Sacolão Municipal Cidade Tiradentes – Segunda-feira a Sábado – AV: DOS MERTALURGICOS, 1900 – 08h às 19h – Domingos Feriados: 08h às 15h

Sacolão Municipal de Santo Amaro – RUA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, 953 – Segunda- feira a Sábado: 08h às 16h

Sacolão Municipal Piraporinha – RUA MANOEL DIAS LEME, 55 – Segunda-feira a sábado: 08h às 16h – Domingos: 8h às 12h

Sacolão Municipal Cohab Adventista – RUA SOLIDARIEDADE X MUTIRANTES,S/N – Segunda a sábado: 07h às 21h15 – Domingo e feriados: 08h às 14h15

Sacolão Municipal Jaraguá – RUA MARCELA ALVES DE CÁSSIA, 145 JARAGUÁ – Terça-feira a sábado: 08h às 16h

Sacolão Municipal da Lapa – RUA ARISTIDES VIADANA, S/N – Segunda-feira a sábado: 08h às 16 h – Domingo 08h à 13 h

Sacolão Municipal Jaguaré – AV: GENERAL MAC ARTHUR, 1440 – Segunda-feira a Sexta : 07h às 16h Sábado: 07h a 13h

Sacolão Municipal João Moura – RUA GALENO DE ALMEIDA, 607 – Segunda-feira a sábado, 07h às 13h

Sacolão Municipal Butantã – RUA DR. ULPIANO DA COSTA MANSO, 201 JD. PERI – Segunda a Sab. – 07h as 20h – Domingo – 07h às 13h

Sacolão Municipal Rio Pequeno – RUA DESEMBARGADOR HOMERO PINHO, 105 – Segunda-feira a Sexta-feira: 07h às 16h – Sábado e Domingo: 07h às 13h

Sacolão Municipal Estrada Sabão – ESTRADA DO SABÃO, 800 – Segunda-feira a Sábado: 07h às 19h
Domingo: 07h às 14h

Sacolão Municipal Freguesia do Ó – AV: JOÃO PAULO I, 2107 – Terça-feira a Sábado: 08h às 16h – Domingo: 07h às 14h

Sacolão City Jaraguá – RUA CLAUDIO SANTORO, 482 – Terça-feira a Sábado: 08h às 16h

Sacolão Municipal Avanhandava – RUA AVANHADAVA, 230 – Segunda a sábado das 07h às 22h e domingo 07h às 17h

Sacolão Municipal Bela Vista – RUA JACEGUAI, 557 – Segunda a Sábado 07h às 19h Domingo 07h às 14h

Sacolão Municipal Brigadeiro – RUA 13 DE MAIO X BRIG. LUIZ ANTONIO – Segunda-feira a Sexta-feira: 08h às 15h – Sábado: 08h às 14h

SAÚDE

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta, considerando a nova rotina de atendimento nos ambulatórios hospitalares e na rede de atenção básica, por conta da pandemia de coronavírus, contemplada na portaria 182/2020.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada (RME) em doenças sexualmente transmissíveis (DST)/Aids, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ficarão abertas na segunda-feira (25).

As AMA/UBS Integradas funcionarão no feriado antecipado de 9 de julho  com pronto atendimento, na maioria das unidades (confira a relação no link abaixo),  das 7h às 22h.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão na segunda-feira, com aumento de assistência e ampliação de horário para o enfrentamento ao novo coronavírus, das 7h às 22h.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem 24h, funcionarão na segunda-feira.

As AMA Especialidades e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h,estarão atendendo normalmente  no feriado antecipado de 9 de julho.

UVIS (Unidades de Vigilância em Saúde) abrem normalmente na segunda-feira (9).

Hospitais Veterinários

Os hospitais veterinários, das zonas Norte e Leste, atenderão em esquema de plantão para emergências no feriado antecipado de 9 de julho, retornando ao atendimento normal na terça-feira (26), com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social, conforme abaixo:
– Atendimento voltado apenas às urgências e emergências;
– Limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os serviços de administração direta como as Supervisões de Assistência Social (SAS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), e os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) permanecerão fechados na segunda-feira (25)Clique aqui e confira o funcionamento de cada unidade

CIDADE SOLIDÁRIA

Os postos continuam recebendo as doações todos os dias, das 10h às 17h, assim como os que estão localizados nas estações de metrô, CPTM, EMTU e terminais de ônibus.

Clique aqui para saber mais informações sobre o programa e conferir os endereços dos postos de coleta.

DIREITOS HUMANOS

Clique aqui e confira o funcionamento das unidades.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços

EDUCAÇÃO
As aulas à distância estarão suspensas durante o feriado e retornam a partir desta terça-feira (26).

ESPORTES

Os Centros Esportivos continuam fechados por tempo indeterminado.

PLANETÁRIOS

Os planetários do Ibirapuera e do Carmo permanecerão fechados

TRABALHO

As 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), da Prefeitura de São Paulo, estarão fechadas na segunda-feira (25), em decorrência da antecipação do feriado. Clique aqui e saiba mais. 

VERDE

Todos os parques municipais continuam fechados por tempo indeterminado.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), do Pq. Anhanguera, abrirá das 8h às 12h apenas para casos de urgência/emergência e apreensões da GCMambiental. Já a Divisão Técnica de Medicina Veterinária do Parque Ibirapuera estará fechada.

remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Adamo Bazani e Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. ROGERIO HORNOS disse:

    e as lotéricas, vão abrir em 25/05/20?

  2. RENATO disse:

    E os Correios ? Matéria incompleta.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Tá lá. Sua leitura que foi incompleta.

  3. viviveloso9 disse:

    Bom dia, no site abaixo fala sobre as lotéricas, que estarão abertas, mas é sempre bom ligar antes de ir https://www.cidadaonet.com.br/noticia/bancos-e-lotericas-abrem-na-2-feriado-antecipado-de-9-de-julho

    Agradeço pelas informações diariodotransporte!

Deixe uma resposta