Isolamento social fica em 48% em Guarulhos que não antecipou feriado na sexta-feira

Ônibus que faz a ligação entre Guarulhos e São Paulo. Os deslocamentos entre as duas cidades são os mais movimentados em regiões metropolitanas do País, de acordo com IBGE

Nesta segunda-feira, 25, cidade terá de seguir o feriado estadual de “9 de Julho”

ADAMO BAZANI

O isolamento social na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi de 48% nesta sexta-feira, 22 de maio de 2020, de acordo com o monitoramento de celulares realizado em parceria entre as operadoras de telefonia móvel e o Governo do Estado.

Na sexta-feira, Guarulhos não antecipou o feriado de Corpus Christi (11 de junho) ou decretou como fizeram outras cidades da Grande São Paulo.

Em algumas regiões, em vez de aumentar, o isolamento diminuiu com a antecipação de feriado, como ocorreu com o ABC Paulista.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/05/23/pela-culatra-isolamento-no-abc-caiu-com-feriado-antecipado/

Na quinta-feira, 21, quando a capital paulista estava no segundo dia de feriado antecipado, o isolamento em Guarulhos foi de 49%.

Na sexta-feira, 15 de maio de 2020, o índice de isolamento social em Guarulhos, foi de 47%.

O deslocamento entre as cidades de São Paulo e Guarulhos é o maior de todo o País em região metropolitana, em torno de 150 mil pessoas todos os dias de acordo com um levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2015, bem antes, portanto, dos efeitos da pandemia.

Na quarta-feira (20), o isolamento na cidade de São Paulo medido pelo sistema de monitoramento de celulares, foi de 51%, Na quarta-feira (13) foi de 48%, semana que vigorava o rodízio ampliado de veículos (par e ímpar)

Já no segundo dia de feriado antecipado, quinta-feira (21), o isolamento foi de 52%. Na quinta-feira anterior (14), ainda com o rodízio ampliado, o isolamento foi de 49%.

Na capital paulista, sexta-feira (22), foi ponto facultativo, quando a cidade registrou 48% de isolamento. Na sexta-feira (15), sem ponto facultativo e com “megarodízio”, o isolamento foi de 48%

Para não colapsar o sistema de Saúde, as autoridades que integram o Comitê de Gerenciamento da Covid-19 consideram como aceitável índices acima de 55% de isolamento e, ideal, de 70%.

Nesta segunda-feira, 25 de julho de 2020, em todo o Estado de São Paulo, será antecipado o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932).

Usuários de transporte público devem estar atentos porque haverá redução nos horários de ônibus, trens e metrô.

Guarulhos:

– 48% em 22.05.2020

– 49% em 21.05.2020

– 47% em 15.05.2020

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. MARCELO FIGUEIREDO DAS VIRGENS disse:

    Tem que liberar o povo assim a aba logo está a gustia

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading