Rodovias de São Paulo para litoral e interior não apresentam tráfego maior no feriado antecipado decretado por Bruno Covas, diz Octaviano

Publicado em: 20 de maio de 2020

Rodovia Anchieta (foto arquivo)

Alesp vai decidir sobre a antecipação do “9  de Julho” para segunda-feira, 25 de maio

ADAMO BAZANI

O movimento nas rodovias de São Paulo rumo ao litoral e ao interior não cresceu no primeiro dia de antecipação de feriado decretada pelo prefeito da capital paulista, Bruno Covas.

A informação é do secretário de Transportes e Logística, João Octaviano Machado Neto, em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 20 de maio de 2020, ao lado do governador João Doria.

Bruno Covas antecipou os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) como forma de aumentar a taxa de isolamento social e contribuir para a redução do ritmo de contágio pela Covid-19.

Algumas cidades do litoral, com medo de excesso de turistas, chegaram a fazer barreiras sanitárias medindo a temperatura dos motoristas e passageiros, além de permitirem somente o acesso de quem precisa se deslocar para a região.

As cidades litorâneas não seguiram a capital paulista e descartaram decretar feriado nesta semana.

Na coletiva, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, destacou na entrevista coletiva que, devido à quedano isolamento social, o ritmo da doença no interior e litoral cresceu muito.

“Todas cidades acima de 15 mil habitantes no estado de SP já tem casos do coronavirus,ou seja, 74% das cidades” -afimou.

João Doria disse que os índices de casos subirem, o lockdown será inevitável.

Na Grande São Paulo, a maior parte das cidades não seguiu o exemplo da capital paulista.

Cidades que seguem capital com feriado na quarta-feira e quinta-feira com ponto facultativo na sexta-feira (ou ainda com feriado de padroeiros das cidades antecipados para sexta-feira):

Caieiras, Cotia, Francisco Morato, Franco da Rocha,

Cidades que vão ter feriados na quinta-feira e na sexta-feira (ou ponto facultativo na sexta-feira):

Embu das Artes (feriado na quinta-feira e ponto facultativo na sexta-feira), Vargem Grande Paulista (feriado de aniversário da cidade e Corpus Christi adiantados)

Cidades que vão ter feriado somente na sexta-feira antecipando o Corpus Christi

Arujá (proposta à Câmara), Biritiba Mirim, região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes,

Ponto facultativo na sexta-feira, não vai ser feriado:

Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba,

Cidades que não vão ter feriados nesta semana:

Barueri, Cajamar, Itapevi, Guarulhos, Osasco, Jandira, Carapicuíba,

Cidades que ainda não decidiram feriado nesta semana

Itapecerica da Serra, Mairiporã,

Obs: Pode haver alterações nas decisões de algumas cidades.

Todas as cidades declararam que vão obedecer à antecipação do feriado de “9 de Julho” na segunda-feira, 25 de maio, caso a Alesp –Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprove projeto de lei do Governador João Doria.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta