Linhas de ônibus de Porto Alegre operam com alterações de itinerário

Publicado em: 20 de maio de 2020

EPTC informou que analisa diariamente demanda de passageiros e oferta de transporte. Foto: Divulgação.

Mudanças entraram em vigor nesta semana

JESSICA MARQUES

As linhas de ônibus de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estão operando com alterações de itinerário nesta quarta-feira, 20 de maio de 2020. As mudanças entraram em vigor nesta semana.

Segundo a Prefeitura, as tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização dos ônibus, em tempo real, na função GPS do aplicativo do TRI. Novas alterações podem ocorrer, conforme necessidade.

Confira as alterações no atendimento das zonas Sul e Leste:

Mudanças que entraram em vigor na terça-feira, 19:

As linhas 149 e 177 foram unificadas e o itinerário está sendo feito pela linha 149.3, que mantém o atendimento realizado pelas linhas Menino Deus e Icaraí.

Por sua vez, a linha R67 nos horários das 15h25, sentido do bairro -Centro, 8h02, Centro – bairro, e a linha D67 nos horários das 06h25, bairro – Centro, e 17h, Centro – bairro, tiveram o terminal alterado para a praia do Lami para possibilitar a realização do atendimento com veículo articulado.

Os passageiros com destino a Sapolândia devem utilizar a linha A74 que foi estendida até a praia do Lami, especialmente nesses horários, para possibilitar a integração e a complementação do itinerário. De acordo com a Prefeitura, esse atendimento foi implantado na semana passada em um teste piloto que se demonstrou satisfatório ao usuário.

Mudanças desta quarta-feira, 20:

As linhas 171 e 179 foram unificadas e o atendimento aos bairros Serraria e Ponta Grossa é feito pela linha 171.6. Também foi unificado o atendimento aos bairros Quinta do Portal e Mapa, com isso, os passageiros são atendidos pelas linhas derivadas 394.6 e 394.7 que terão maior oferta para as duas comunidades.

Com a unificação o terminal bairro será na Rua Jaime Lino dos Santos, o terminal Centro será na Av. Salgado Filho. A circulação na Vila Mapa foi invertida, subindo a Rua Santos Dias da Silva, acessando a Av. João de Oliveira Remião na parada 4.

A Chácara das Pêras está sendo atendida pela linha A954 no lugar das linhas A952 e A953 até o Terminal Antônio de Carvalho, com menor tempo de viagem. Além disso as linhas 173, 188, 280, 280.1 e 280.2 tiveram as tabelas horárias ajustadas com a redução de oferta para adequar a demanda.

A EPTC informou, em nota, que analisa diariamente a demanda de passageiros e a oferta de transporte.

“Ajustes são realizados com mais frequência desde o início da pandemia do novo coronavírus para garantir a continuidade do serviço e a segurança dos passageiros. A oferta de horários atual representa 40,28% do total de viagens de uma operação típica antes da emergência de saúde pública. Já a demanda de passageiros está em 30,76% da demanda transportada em comparação com um dia típico.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta