Uber sofre impacto da pandemia, fecha escritórios e anuncia a eliminação de mais 3.000 postos de trabalho em todo o mundo

Publicado em: 19 de maio de 2020

Plataforma digital já demitiu 3.700 pessoas no início de maio para reduzir os custos e enfrentar a crise. Trabalho em casa afetou os negócios da multinacional

ALEXANDRE PELEGI

A plataforma Uber, que no dia 06 de maio de 2020 já eliminou 3.700 empregos devido ao impacto da pandemia de covid-19, anunciou nesta segunda-feira, 18 de maio, que vai despedir mais 3.000 funcionários.

A declaração foi feita pelo presidente executivo da empresa multinacional, Dara Khosrowshahi.

O grupo empresarial foi fortemente atingido pelas medidas restritivas aos deslocamentos, e anunciou ainda que fechará cerca de 40 escritórios em todo o mundo.

A plataforma decidiu concentrar em sua atividade principal, o transporte de passageiros e a entrega de comida através da Uber Eats. O objetivo é abandonar projetos considerados não essenciais.

Numa nota encaminhada à agência AFP, o diretor-geral da Uber, Dara Khosrowshahi, justificou as medidas: “Dado o impacto dramático da pandemia e a natureza imprevisível de uma eventual recuperação, vamos concentrar os nossos esforços nas principais plataformas de mobilidade e de entregas e vamos redimensionar a empresa para que ela corresponda à realidade dos negócios”.

A Uber afirmou ainda que o aumento de pessoas trabalhando em casa minou seu principal negócio. O transporte de passageiros respondia por três quartos da receita antes da pandemia, e somente em abril caiu 80% na comparação com 2019.

As novas eliminações de postos de trabalho vão ocorrer na maior parte das divisões do grupo e em várias regiões do mundo. Por não serem considerados funcionários da Uber, os motoristas do aplicativo não serão afetados.

No dia 06 de maio passado, a Uber já havia anunciado a demissão de 3.700 funcionários, cerca de 14% do total de trabalhadores, visando reduzir os custos e enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19.

A eliminação de empregos vai se concentrar nas áreas de atendimento ao cliente e contratações.

A plataforma de transporte de passageiros anunciou também que seu presidente executivo, Dara Khosrowshahi, renunciaria ao salário base até ao final do ano para reduzir os gastos da empresa.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Marcos morais disse:

    Bom dia Uber quem fala é o Marcos Eduardo Pinheiro de Morais eu tive problemas com e-mail e eu não consigo acessar a plataforma da Uber e os escritórios aqui no Rio de janeiro estão fechados me dê uma solução para que eu possa retornar a trabalhar

  2. Marcos morais disse:

    preciso da ajuda da plataforma do Uber para que eu possa me conectar tive um problema com meu e-mail e a senha estão preciso falar com alguém da Uber para que eu possa inserir minha outra meu outro e-mail

  3. edinaldogm1234@gmail.com disse:

    Preciso de ajuda pra acessar a minha conta fui assaltado perdi minha senha estou sem poder trabalhar e com a prestação do carro pra pagar

  4. Julio Cezar Silva Luiz disse:

    Minha conta foi suspensa temporariamente preciso voltar a trabalhar e ninguém me atende preciso de uma resposta

  5. Cassiano Barbosa da Conceicao disse:

    Boa noite meu nome é Cassiano Barbosa da Conceicao. Estou tendo problema com a minha conta, por ter esquecido a senha. E por isso fiz outra conta, sendo assim, a plataforma está me impedindo de acessar minha conta. Preciso trabalhar. Conto com a compreensão de vocês.

  6. Julio Cezar Silva Luiz disse:

    Boa tarde estou desativado temporariamente preciso trabalhar

  7. Wilson Marques disse:

    Quando os escritório vão abrir de novo

  8. Alexandre disse:

    Colaca a Uber na justiça faça valer seus valores e ainda a obriga pagar por danos.moraes e ativa a conta tudo isso com medida de segurança , se todos por.nela com força , vai perceber e arrumar esse robo que bani conta se precisar advogado especializada Dra Fabiana Galati contato +5516981184071

  9. Brigida ortiz disse:

    Sou uma parceira uber estou impossibilitada de trabalhar pq não tem nenhum escritório da uber atendendo preciso arruma minha conta é Não tenho como sou o pai e mãe das minhas filhas preciso trabalhar e não sei como Pq preciso de vcs para atualizar minha conta .

  10. Weverton disse:

    Fui roubado n consegui o mesmo número a a Uber n responde . E nem dar nem uma posição eu preciso trabalhar . Dependo disso para alimenta minha família

  11. Manoel Moreira de Sousa disse:

    Fui né vários escritório da Uber encontrei todos fechado preciso atualizar minha conta e não estou conseguindo

  12. Leandro disse:

    Fui reprovado na Uber , não sei o motivo , meu veículo é novo , todos meus documentos estão ok, até antecedentes criminais eu baixei pela polícia federal e está tudo ok

  13. Fernando disse:

    Fui reprovado na Uber, não sei o motivo, meu veículo e todos documentos estão ok, baixei meu antecedentes pela policia federal e está tudo ok.

  14. Thiago disse:

    Estou a mais de 20 dias sem poder transferir.
    Quero receber meu dinheiro.
    Já entrei em contato com o suporte e só recebo mensagem programada, mas nada de resolver.

  15. Andre disse:

    Bom dia. Preciso atualizar meu número de celular, pois não consigo entrar no app. Como faço para poder atualizar sem um suporte?

Deixe uma resposta