Amapá implanta rodízio de veículos e é primeiro estado a decretar lockdown em todos os municípios

Publicado em: 18 de maio de 2020

Governador Waldez Góes ao lado do prefeito de Macapá, Clécio Luiz Vieira. Foto: Philippe Gomes/Secom.

Medidas entram em vigor nesta terça-feira, 19, e valem por 10 dias

JESSICA MARQUES

O Amapá foi o primeiro estado brasileiro a decretar lockdown em todos os municípios. O bloqueio total de serviços não essenciais entram em vigor nesta terça-feira, 19 de maio de 2020, e valem por 10 dias.

De acordo com o governador do estado, Waldez Góes, o objetivo é conter a propagação do novo coronavírus entre a população. Assim, atividades essenciais seguirão funcionando, como mercados e farmácias, enquanto as demais serão interrompidas.

Confira as novas medidas, segundo o Governo do Estado:

 

  • Barreiras sanitárias –para verificação das placas dos veículos, medir a temperatura de motoristas e ocupantes, distribuição de máscaras, desinfecção das ruas, testes rápidos nos vizinhos dos infectados e fiscalização em estabelecimentos comerciais para cobrar a aplicação das medidas sanitárias.
  • Rodízio de veículos – as placas com números ímpares poderão circular nos dias ímpares e as placas de numeração pares nos dias pares. Em caso de descumprimento haverá multa, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. As exceções são para servidores da linha de frente, como Saúde e Segurança Pública.
  • Proibição de circulação em logradouros – a medida vale para praças, parques, orlas, entre outros locais que podem concentrar aglomerações de pessoas.
  • As ações nos bairros terão o envolvimento de profissionais das áreas da Saúde, Vigilância Sanitária e Segurança Pública do Estado e Município.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta