Coronavírus: Detran.SP mantém calendário de licenciamento, mas prorroga prazo para veículos a GNV

Publicado em: 17 de maio de 2020

No estado, calendário de licenciamento continua valendo. Foto: Divulgação.

Medida é válida somente para laudos expedidos a partir do dia 02 de janeiro de 2020

JESSICA MARQUES

No estado de São Paulo, o calendário de licenciamento de veículos continua valendo. Apesar da pandemia de Covid-19, o serviço está funcionando com emissão digital, pois as unidades do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) permanecem fechadas até o dia 31 de maio de 2020.

Contudo, o órgão prorrogou o prazo de pagamento para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular). Assim, exclusivamente neste período de pandemia, o proprietário de veículos a GNV terá os laudos de vistoria de identificação veicular com validade prorrogada até o dia 30 de junho de 2020.

A medida é válida somente para laudos expedidos a partir do dia 02 de janeiro de 2020. Segundo o órgão, o licenciamento para estes veículos também é realizado via Correios ou pela internet. Assim, o proprietário pode realizar o pagamento pelo sistema bancário e receber o documento no endereço cadastrado no Detran.SP.

“A taxa é de R$ 11,00 (onze reais), por este serviço de entrega. Para pagamentos feitos durante o horário comercial, em até 48 horas a versão digital do licenciamento já estará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT”, informou o órgão.

O calendário de licenciamento começou em abril para veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque com placa final 1. Confira:

LICENCIAMENTO ONLINE

Desde 07 de maio, a emissão do licenciamento anual está sendo feita apenas online no estado de São Paulo. Confira as orientações do Detran.SP:

Orientamos que, após o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais débitos pendentes, verifique na pesquisa de “Débitos, restrições e vistorias” se está disponível o seu Licenciamento Digital.

Caso já conste o licenciamento, acesse o Portal de Serviços do Denatran e faça a impressão do Licenciamento ou, se preferir, baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” para utilizar o seu CRLV-e. Este aplicativo encontra-se disponível no Google Play e no App Store e a sua utilização tem o mesmo valor legal que o documento impresso.

Desde dezembro de 2019, o Detran.SP disponibilizou no Estado o CRLVe, que é uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional.

O documento poderá ser obtido no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” do Denatran disponível para telefone celular com sistema operacional Android e iOS. Nesta ferramenta estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

Para verificar se o CRLV Digital está disponível para download no aplicativo, consulte o serviço online “Pesquisa de débitos e restrições” no portal do Detran.SP. Veja no campo “Licenciamento digital” a informação sobre a disponibilidade do CRLV Digital no aplicativo.

Para obter o CRLV Digital será necessário o cadastro no portal de serviços do Denatran, pois este acesso será solicitado no aplicativo. Na loja de aplicativos procure por “Carteira Digital de Trânsito – CDT”. Após o download do aplicativo, siga as orientações constantes no tutorial do Denatran para incluir o CRLV Digital. Clique aqui para acessar o tutorial.

DÚVIDAS

Acesse o menu “Veículos” e, em seguida, opção “Licenciamento anual” para todas as informações deste serviço. Se ainda persistir, acesse “Dúvidas Frequentes”, na página inicial do portal, escolha o tema de sua dúvida, preencha o formulário no “Fale com o Detran” – canal de comunicação com tempo médio de atendimento de 1 dia útil.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Marcelo Alves Moreira disse:

    Boa noite para taxista descaterizar o táxi já tem data ou não

  2. MAICKEL DOS SANTOS BARROS disse:

    Quem tem veículo GNV vai ter o csv de 2019 válido até 30 de junho? Para veículos final 2 por exemplo poderá ser feito o licenciamento anual usando o csv do ano de 2019?

  3. Ronaldo disse:

    Com ficou a transferência de propriedade veicular?

  4. Rosangela de SOUZA Moreiea disse:

    NECESSITO DE UMA SENHA PARA PODER TRANSFERI O CARRO PARA MEU NOME, POIS COMPREI O CARRO AI, MAS SOU DO RIO. JÁ PAGUEI O IPVA DE 2019, TODOS OS DEBITOS DO CARRO, SÓ DEPENDO DESSA SENHA.

  5. Aline Almeida lima disse:

    Que excelente texto, Jessica Marques. Tirou todas minhas dúvidas de forma rápida e precisa. Parabéns pelo trabalho!

  6. Dulceneia dos santos disse:

    E quem não consegue baixar o digital.
    Vai procurar quem? É o meu caso ta tudo pago nao existe mais a opção correios e não consigo a opção online.

  7. luciana disse:

    meu carro e gnv fiz a vistoria paguei o licenciamento e até agora nao liberam meu licenciamento.isso no local da vistoria me comunicaram que em cinco dias teria o documento.provavelmente o detran não está liberando 🤡😪

  8. Thiago disse:

    Só procurar um despachante.

  9. Luiz.cunhagama Gama disse:

    Luiz gama

    O governo deveria mudar a data de licenciamento.
    Pois com a pandemia muitos não vão conseguir pagar e correm o risco de ter o carro aprehendido

    Fiquei 2 meses sem trabalhar como vou pagar o licenciamento

  10. Paulo disse:

    comprei 1 carro dia 20 Março é preciso fazer a transferência e o Detran está fechado e a placa e final 2 ou seja venceu dia 30 de maio e agora o que devo fazer

  11. WANDERLEY APARECIDO DE SOUZA disse:

    E quem não está tendo renda pra pagar IPVA ou licenciamento, O governo não deixa trabalhar, daí não entra dinheiro. Como fará, vai dilatar prazos, dar descontos ,isentar ?.Algo precisa ser feito pra ajudar a população nesse sentido. No bônus tudo no ônus nada ?

  12. Lucineia Lisboa Vargas disse:

    Pois é tambem declaro minha indignação pois meu carro foi apreendido por licenciamento em atraso, regularizados tudo porém o sistema do Detran está mais fora do que funcionando é o telefone fica com sinal de ocupado 24 horas por dia , com um se estivesse inativo tb. Pior é que já faz 15 dias que está no pátio é ninguém dá um parecer aonde devemos recorrer, visto que o pessoal do pátio não pode liberar nosso carro pq o Detran não recebe nosso documento devidamente pago 😪
    Isso é Brasil! O pouco q temos nos é tirado, sem trabalho sem carro.
    Quero saber se consigo recorrer é aonde pra fazer valer meus direitos

  13. Elza Maria da Silva disse:

    Acho que deveriam dar um prazo maior para fazer o licenciamento estou sem trabalhar desde de final de fevereiro estou sem recurso para pagar,estou saindo de lotação porque tenho medo de ser parada.so Deus

  14. Alessandra disse:

    Que absurdo, estou com o ipva 2019 em atraso,ele está licenciado e com seguro 2019 pagos, pois na compra, com a transferência tive que pagar ambos, agora em agosto tenho que pagar o licenciamento e seguro e o ipva 2020 e junto o 2019, dá um valor absurdo e com nosso estado parado a 90 dias, uma vergonha prenderem os veículos, deveriam dar opções pra quitação desse roubo legalizado que são essas cobranças sobre nossos bens.

    Uma vergonha e o pior, aceitamos calados!

  15. Leandro Magalhães Zambuzzi Martins disse:

    Comprei um veiculo de placa final 3 recente e nao estou conseguindo fazer tranferencia por causa do detram nao esta em funcionamento ja fui a um despachante e o mesmo nao consegue resolver tem algum prazo de normalizar ou lei federal que apara este momento para caso de demora para transferencia que acaba atrasando o licenciamento tambem

  16. edson disse:

    absurdo,como pagar ipva,multas ,etc sem trabalhar?

  17. cesar alexandre mercado disse:

    paguei meu licenciamento adiantado e tenho antt e meu veiculo ficou com restrição administrativa depois que paguei como devo proceder para liberar o veiculo é final 6

  18. Jão disse:

    Se vc nao trabalha pq tem carro? Absurdo uma pessoa que nao trabalha se dar ao luxo de ter um carro e ainda levar multas e ter a coragem de ainda vir aqui fazer mimimi!!

  19. Jão disse:

    Alessandra, absurdo é vc não pagar os impostos e ainda ter coragem de vir aqui reclamar! Se optou por ter um veiculo, deve arcar com os custos do mesmo, licao basica de economia, agora absurdo sim é que nosso pais nao ensina isso na escola, entao tem um monte de gente como voce que nao sabe lidar com economia, compra carro pra ficar desfilando mas nao tem dinheiro pra sustentar o bem, aí os filhos que sao prejudicados, pois sao largados numa escola publica e o ciclo se repete. Aposto que dinheiro pra colocar um som no carro e rodas de liga leve vc teve, né?

  20. Álvaro Messias Damas disse:

    Tenho um veículo gasolina e GNV paguei o licenciamento mais não consigo baixar o documento posso andar com os comprovantes

  21. Marcelo da Silva Martinho disse:

    Sinceramente não entendi nada Jéssica, sou taxista e fazia uma GNV para o DTP e Detran, mas como iria conseguir fazer essa vistoria com as autorizadas fechadas devido a pandemia, paguei Licenciamento on-line, mas o Detran não considerou e não aceitou meu Licenciamento sem o laudo, difícil, muito difícil.

  22. Rogério Pereira de Souza disse:

    Dirijo uma ambulância do samu placa final 3,em nome da prefeitura e até hoje dia 27/09/2020 não foi licenciado. Ela está irregular. Não sei as orientações do Detran devido a pandemia.

  23. lca disse:

    quem é esse jão plhaço

  24. juliosouto01 disse:

    comprei um carro em Março e paguei todas as taxas e a vistoria, ai vi que estava tudo fechado no começo do mes de Agosto abriu o DETRAN da minha cidade, e tive que pagar tudo de novo inclusive a VISTORIA, eles não tinham como receber meus documentos e taxas que paguei em Março… VERDADEIRO ABSURDO… Alguém esta nessa situação ? Alguem sabe se tem como recuperas as taxas que já paguei? AGRADEÇO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR

  25. Danilo disse:

    Posso andar com documento 2019 até quando ? Meu carro é flex… Gostaria de saber quando vai cobrar o 2020?? Se alguém poder me ajudar , desde já agradeço!!

  26. Danilo disse:

    Bom dia ! Quando vai começar a cobrar o Documento 2020 ? Tenho um carro flex com placa de São Paulo ?? Quem poder me ajudar desde já agradeço

Deixe uma resposta