Prefeitura do Rio de Janeiro altera itinerário de ônibus para adequação a bloqueios parciais

Publicado em: 15 de maio de 2020

Medida está de acordo com a interdição ao tráfego em bairros com alto índice de aglomeração. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio.

Transporte gratuito para trabalhadores de serviços essenciais também passa por alterações

JESSICA MARQUES

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que realizou diversas alterações em linhas de ônibus por conta dos bloqueios parciais adotados pelo município.

As mudanças estão em vigor na Freguesia, nos bairros da Tijuca, Méier e Taquara. Além disso, o transporte gratuito para trabalhadores de serviços essenciais também passa por alterações.

Confira as mudanças, na íntegra:

TIJUCA, MÉIER E TAQUARA

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, adequou a circulação das linhas municipais de ônibus devido à interdição ao tráfego de veículos em alguns bairros da cidade com alto índice de aglomeração. A medida estará em vigor até a próxima segunda-feira, 18/05, prazo que pode ser estendido.

Na zona norte, as linhas que trafegavam pela Rua Conde de Bonfim, sentido Centro, no trecho entre a Rua General Roca e Rua Carlos Vasconcelos e no sentido Alto da Boa Vista, no trecho entre a Rua Almirante Cochrane e Rua General Roca, terão as seguintes alterações:

SENTIDO CENTRO

– Veículos provenientes da Rua Uruguai

Destino: Praça da Bandeira
… Rua Uruguai, Rua Uruguai, Rua Andrade Neves, Rua José Higino, Rua Bom Pastor, Rua General Roca, Rua dos Araujos, Rua Marquês de Valença, Rua Pereira de Siqueira, …

Destino: Largo da Segunda Feira
… Rua Uruguai, Rua Uruguai, Rua Andrade Neves, Rua José Higino, Rua Bom Pastor, Rua General Roca, Rua dos Araujos, Rua Conde de Bonfim, …

– Veículos provenientes da Rua Conde de Bonfim

Destino: Praça da Bandeira
… Rua Conde de Bonfim, Rua Uruguai, Rua Andrade Neves, Rua José Higino, Rua Bom Pastor, Rua General Roca, Rua dos Araujos, Rua Marquês de Valença, Rua Pereira de Siqueira, …

Destino: Largo da Segunda Feira
… Rua Conde de Bonfim, Rua Uruguai, Rua Andrade Neves, Rua José Higino, Rua Bom Pastor, Rua General Roca, Rua dos Araujos, Rua Conde de Bonfim, …

SENTIDO ALTO DA BOA VISTA

– Veículos provenientes da Av. Heitor Beltrão

Destino: Usina
… Rua Av. Heitor Beltrão, Rua Pareto, Rua Almirante Cochrane, Rua Santo Afonso, Rua Antônio Basílio, Rua Rua Conde de Itaguai, Rua Conde de Bonfim, …

Destino: Zona Norte e Oeste
… Rua Av. Heitor Beltrão, Rua Pareto, Rua Almirante Cochrane, Rua Santo Afonso, Rua Pinto de Figueiredo, Praça Lamartine Babo, Rua Barão de Mesquita, …

– Veículos provenientes da Rua Almirante Cochrane

Destino: Usina
… Rua Almirante Cochrane, Rua Santo Afonso, Rua Antônio Basílio, Rua Rua Conde de Itaguai, Rua Conde de Bonfim, …

Destino: Zona Norte e Oeste
… Rua Almirante Cochrane, Rua Santo Afonso, Rua Pinto de Figueiredo, Praça Lamartine Babo, Rua Barão de Mesquita, …

As linhas que circulavam pela Rua Dias da Cruz, no trecho entre a Rua Vinte e Quatro de Maio e Rua Hermengarda, terão as seguintes alterações:

…, Rua Vinte e Quatro de Maio, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Medina, Rua Manoela Barbosa, Rua Dias da Cruz, …

Na Taquara, zona oeste da cidade, a Avenida Nelson Cardoso está interditada, no sentido Barra, no trecho entre a Bacairis e a Tindiba. E, entre a Tindiba e a Marechal Bevilacqua, no sentido Tanque.

As alterações são as seguintes:

SENTIDO TANQUE:

Nelson Cardoso, Tindiba, André Rocha, Marechal Bevilacqua, Nelson Cardoso, sentido Tanque.

SENTIDO BARRA:

Nelson Cardoso, Bacairis, Apiacás, Tindiba, Nelson Cardoso, sentido Barra.

As alterações de itinerário dos ônibus nos demais bairros que sofreram bloqueios em vias estão sendo avaliadas pela secretaria.

FREGUESIA

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, segue realizando as adequações necessárias para a circulação das linhas de ônibus municipais.

As alterações são feitas devido à interdição ao tráfego de veículos em alguns bairros da cidade com alto índice de aglomeração, como a Freguesia (Jacarepaguá). A medida estará em vigor até a próxima segunda-feira, 18/05, prazo que pode ser estendido.

As linhas que trafegavam pela Estrada de Jacarepaguá, entre a Estrada do Gabinal e a Rua Tirol, na Freguesia, Zona Oeste, terão as seguintes alterações:

Estrada de Jacarepaguá x Rua Tirol:

Rua Ituverava, Estrada do Bananal, Estrada dos Três Rios, Rua Xingú, Rua Araguaia, …

Estrada dos Três Rios x Av. Geremario Dantas:

Estrada dos Três Rios, Rua Xingu, Rua Araguaia, …

Rua Comandante Rubens Silva x Rua Tirol:

Rua Tirol, Estrada do Bananal, …

As alterações de itinerário dos ônibus nos demais bairros que sofreram bloqueios em vias estão sendo avaliadas pela SMTR.

TRANSPORTE PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, altera, a partir da segunda-feira, 18 de maio de 2020, os horários do transporte gratuito disponibilizado para os servidores considerados essenciais para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

As mudanças ocorrem a pedido dos profissionais da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal, que solicitaram ajustes com o objetivo do sistema de transporte alcançar mais pessoas, que utilizam os veículos de casa para o trabalho e vice-versa.

As novidades abrangem os coletivos que partem, a partir das 6h05 da manhã, dos municípios da Baixada Fluminense – tabela completa dos novos horários segue abaixo. O sistema de veículos que atende aos profissionais de saúde do Hospital de Campanha do Riocentro permanece sem alteração.

Estes coletivos são da frota dos Ônibus da Liberdade, utilizados para levar os alunos às unidades escolares regularmente, mas que estão disponíveis por conta da suspensão das aulas em função da pandemia do novo coronavírus. Desde abril, os coletivos estão sendo utilizados para facilitar o deslocamento e transportar gratuitamente os servidores da Prefeitura para o trabalho.

Os veículos com destino ao Terminal Alvorada passaram a circular pelo Riocentro a desde a última sexta-feira, 1/5, para levar os profissionais que atendem no Hospital de Campanha do município.

A ação é realizada sem custos adicionais para a Prefeitura. Para acessar o transporte, que é feito por 38 ônibus nos turnos da manhã e da noite, os profissionais precisam apresentar, na entrada dos veículos, o crachá, contracheque ou qualquer outra identificação funcional. Os motoristas não estão autorizados a parar em locais que não foram definidos previamente no trajeto inicial e final.

Confira:

TRANSPORTE1a3775fd3ac96feab862326daa6542544-0a3775fd3ac96feab862326daa6542544-1

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta