Ônibus e caminhões ficam isentos do rodízio em Campinas (SP)

Publicado em: 14 de maio de 2020

Serviços de fretamento e transporte de cargas estarão liberados. Foto: Divulgação.

Informação foi divulgada pelo presidente da Emdec, Carlos José Barreiro

JESSICA MARQUES

Os ônibus e caminhões ficarão isentos do rodízio municipal de veículos de Campinas, no interior de São Paulo. A medida começa a valer nesta segunda-feira, 18 de maio de 2020.

A informação foi divulgada pelo presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro, que também é secretário de Transportes. A fala foi feita em entrevista à EPTV Campinas.

De acordo com Barreiro, a isenção engloba todos os ônibus, como municipais, intermunicipais e de fretamento. Da mesma forma, nenhum caminhoneiro será multado por circular na cidade, por conta do rodízio.

Entretanto, a Prefeitura segue avaliando se haverá ou não isenção para motociclistas. A princípio, não foi divulgada uma definição, mas a administração municipal cogita isentar a categoria pelo fato de muitos produtos serem entregues por delivery na cidade.

“A ideia é liberar do rodízio os trabalhadores das atividades essenciais. Nesse grupo posso adiantar que estão os profissionais da saúde, segurança pública e jornalistas. Agora, as atividades mais complexas estamos fazendo detalhadamente para sermos justos. Isso será finalizado até o fim do dia e será publicado no Diário Oficial de amanhã, sexta-feira. Mas vale lembrar que o pedido de isenção será feito pelo aplicativo da Emdec que já pode ser baixado nas lojas virtuais”, disse, em entrevista à EPTV Campinas.

A Prefeitura também cogita aumentar a frota de ônibus da cidade enquanto o rodízio estiver em vigor. Contudo, a Emdec fará estudos para identificar a necessidade desta medida.

RODÍZIO

Começando a vigorar na próxima segunda, 18, o rodízio vai restringir a circulação de veículos entre segunda e sexta, com dois finais por dia, algo parecido como a cidade de São Paulo empregava antes da pandemia. A proibição será em todas vias da cidade, das 6h até 20h.

Confira:

* Segunda-feira: placas finais 1 e 2
* Terça-feira: placas finais 3 e 4
* Quarta-feira: placas finais 5 e 6
* Quinta-feira: placas finais 7 e 8
* Sexta-feira: placas finais 9 e 0

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta