Governo de Santa Catarina debate retomada do transporte público de passageiros no estado

Publicado em: 14 de maio de 2020

Encontro realizado na manhã desta quinta, 14, é mais um passo para a retomada das atividades do setor. Foto: Governo de SC

Retomada dos serviços está a cada dia mais próxima

ALEXANDRE PELEGI

O Governo de Santa Catarina realizou na manhã desta quinta-feira, 14 de maio de 2020, reunião com os representantes do setor de transportes de passageiros em Santa Catarina visando a retomada das atividades do transporte público no estado.

O encontro, na sede da Defesa Civil, reuniu representantes da categoria, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Thiago Vieira, e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.

Setores do governo apresentaram as orientações sanitárias, que foram deliberadas com os representantes do setor, que solicitaram alguns ajustes.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, “a reunião foi importante para apresentar os anseios e detalhes do segmento para os técnicos da saúde e, assim, ser possível elaborar medidas que sejam seguras, mas que também atendam as necessidades do setor“.

Com a decisão do Governo de Santa Catarina de suspender o transporte coletivo no Estado desde 19 de março de 2020, como uma das medidas para se evitar a disseminação do novo coronavírus no Estado, os empresários trabalhadores do setor têm se manifestado continuamente.

A interrupção dos transportes no estado inicialmente seria por sete dias. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/03/18/coronavirus-transporte-de-passageiros-em-santa-catarina-e-suspenso-por-sete-dias/

Nesta quinta-feira, 14 de maio de 2020, os rodoviários das empresas de ônibus da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) realizaram mais um protesto. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/05/14/trabalhadores-do-transporte-urbano-de-criciuma-sc-fazem-protesto-na-manha-desta-quinta-feira/

No último dia 15 de abril a categoria também já havia se manifestado. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/04/15/funcionarios-do-transporte-coletivo-de-criciuma-sc-realizam-protesto/

Em entrevista coletiva na noite desta quarta-feira, 13 de maio, o Governador Carlos Moisés afirmou que busca um diálogo com as empresas e prefeituras de Santa Catarina. “A partir desse diálogo que vamos construindo um formato para que o Estado possa fazer com que os nossos resultados se mantenham adequados. Não podemos colocar em risco tudo o que nós construímos até hoje. É um assunto que estamos debatendo há mais de 30 dias com o setor”, afirmou.

Já o prefeito da capital Florianópolis, Gean Loureiro, afirmou na manhã de hoje que liberar o transporte na cidade neste momento “seria arriscar muito”.

Em declaração nas redes sociais, Gean Loureiro afirmou que Florianópolis é a capital com a menor letalidade. “Nós não vencemos a guerra, ainda há um longo caminho pela frente e, pra isso, nós não podemos trabalhar como se tudo já estivesse terminando, começando a ter uma liberação desenfreada“, afirmou. Assista ao vídeo:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Maria julia disse:

    Olá acho muito cedo para voltar o transporte coletivo, pois nosso estado está bem controlado e com o transporte coletivo funcionando teremos uma contaminação em massa e onde o estado depois de estar controlado poderíamos passar a ter um colapso. Acho que deveriam avaliar melhor. Todos estamos sofrendo,mais caso a liberação do transporte venha acontecer o governo vai se arrepender dessa atitude perigosa ao povo não ao tem como controlar as lotações que vá ocorrer como sempre foi um abuso ao povo ainda mais agora com esse vírus tão grave.

Deixe uma resposta