Rodízio de veículos em Campinas (SP) começa na segunda-feira (18)

Publicado em: 13 de maio de 2020

Restrição será das 6h às 20h, com duas placas por dia proibidas

WILLIAN MOREIRA

O prefeito de Campinas, no interior de São Paulo, Jonas Donizette, anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 13 de maio de 2020, que o município vai adotar o rodízio de veículos como uma medida para aumentar o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

Começando a vigorar na próxima segunda, 18, o rodízio vai restringir a circulação de veículos entre segunda e sexta, com dois finais por dia, algo parecido como a cidade de São Paulo empregava antes da pandemia. A proibição será em todas vias da cidade, das 6h até 20h.

* Segunda-feira: placas finais 1 e 2
* Terça-feira: placas finais 3 e 4
* Quarta-feira: placas finais 5 e 6
* Quinta-feira: placas finais 7 e 8
* Sexta-feira: placas finais 9 e 0

Quem for flagrado pela fiscalização no município, será multado no valor de R$ 130,16 e a perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A punição também será aplicada para veículos com emplacamento de outras cidades.

Jonas Donizette disse que o rodízio será feito de forma dosada, por ser algo novo e conta com a colaboração de todos durante o funcionamento da medida.

“Eu quero pedir uma ajuda, como é algo novo a questão do rodízio em Campinas, nós estamos fazendo de uma forma dosada, mas tem um efeito psicológico para as pessoas entenderem que precisam ficar em casa. Gostaria muito de ter uma data e dizer que isso vai acabar, para que eu possa chegar a isso, precisa a colaboração de todas as pessoas.”

Campinas tem registrado índices de isolamento social em dias úteis (segunda a sexta) entre 43 a 45% tomando como base os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) da semana passada e os dois primeiros dias dessa semana.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. DOUGLAS DOS SANTOS TOLENTINO disse:

    Pow tá de brincadeira, falam pra evitar aglomeração mais o trabalhador que usa o seu carro pra ir trabalhar vai ter que ir de ônibus ou seja no meio da aglomeração ? Tá complicado de verdade .

  2. Amarildo José Furtado disse:

    Boa noite isto deveria ser de carros de pasceio, nao de carros de transporte de passageiro, tais como táxi transpoti por aplicativo coletivos etc.

  3. GEANY KELLY ALVES MOTA disse:

    Espero.que aumente o transporte público.. pois trabalho na enfermagem..e estou 40 a 1 hora..em ponto de ônibus.
    .affff

  4. Marcos disse:

    Isolamento vertical já…o resto ,é torturar as pessoas de bem e adoecer as pessoas saudáveis,o dia dessas pessoas vai chegar,oh se vai.

  5. Edvaldo disse:

    E quem é de alto risco e precisa trabalhar de carro para não ser infequitado

  6. NILDA RIBEIRO RIOS disse:

    eu pensei que o problema fosse saúde, e não transporte, isso mostra o despreparo de nossos governantes. convido o sr JONAS DONIZETTE, a andar de onibus, no horário de pico. ai sim ele vai ter condições de impor rodizio de carros em Campinas. o risco que nos trabalhadores corremos dentro de um onibus e mil vezes maior . e esse prefeito vem dizer que sabe governar??? lamentável

  7. Daniel disse:

    Cadê o plano diretor da área a ser fiscalizada?

  8. David Santos disse:

    Nós trabalhadores pagador de impostos somos abrigados a fazer este rodízio absurdo. Mais uma maneira de roubar a população cobrando multas. Não vamos aceitar mais está injustiça para com o trabalhador.

  9. David Santos disse:

    Isto mesmo concordo plenamente

  10. David Santos disse:

    Governantes só pensa em como tirar mais dinheiro do trabalhador e não na saúde do trabalhador.

  11. CARLOS ALBERTO SFORZA disse:

    Esse prefeito me parece que é o poste de Doriavid…. Essas medidas são para infernizar a vida do povo….Não tem sentido…Existe uma explicação; colher o valor das multas…. Jonas Donizete, se vc estivesse preocupado com o povo; não deixaria roubar como roubaram no Hospital no Ouro Verde…Patético…. E Agora vem com essa….Para mim, o Capitão já demorou para sentar a madeira nesses politiquinhos de meia tigela….

  12. Daniella disse:

    Como esse rodízio funcionará para os profissionais da área da saúde?

  13. adauto alves disse:

    Em meio a esta guerra politica, e a população sofre com o vírus e sofre com os políticos, estes políticos não andam de ônibus, e tudo isso e só para tirar o nosso direito de ir e vir !

  14. Roger disse:

    Boa Noite vamos ver quem vai ser o indicado desse prefeito Insolente , e Incompetente para suceder a prefeitura de Campinas .

  15. Thiago Lopes disse:

    Jonas Donizete pelo amor de DEUS,se em São Paulo capital que tem onebus trolebus metrô e trem,tá o povo todo aglomerado com rodízio.
    Imagina em CAMPINAS QUE TEM apenas onebus faça meu favor,fácil fazer rodízio quando vc pode transitar com carro da Prefeitura e que não tem o mesmo privilégio que trabalha em outra Cidade…um pouco mas de bom Senço né.

  16. ROSANE disse:

    SIMPLESMENTE QUEREM MANDAR O POVO PARA O SUICÍDIO, TUDO POR CAUSA DESSA MALDITA POLÍTICA. EXISTEM OUTROS MEIOS INTELIGENTES, NÃO ESSES QUE ESTÃO CRIANDO, PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO!!
    ESSA É A DEGRADAÇÃO DOS SERES HUMANOS, PELA GANÂNCIA E PELO DINHEIRO. QUEREM CRIAR UMA NOVA FONTE DE ARRECADAÇÃO, ATRAVÉS DESSA “FÁBRICA DE MULTAS”
    UMA PERGUNTA OS CARROS TRANSMITEM O VIRÚS, PORQUE NÃO PODEM CIRCULAR?? AS AGLOMERAÇÕES NOS TRANSPORTES PÚBLICOS, PODEM… TRABALHAR NÃO??
    O COMÉRCIO NÃO PODE ABRIR, TOMANDO OS DEVIDOS CUIDADOS, MAS A POPULAÇÃO FICAR ABARROTADA DENTRO DOS ONIBUS, PODE???
    MUITO ESTRANHO, SE LIGA POVO BRASILEIRO.

  17. Marcos Augusto de Assis disse:

    Com rodízio vai aumentar os transporte agora em Campinas

  18. lúcido disse:

    êêê oooo vida de gado, povo marcado êêê povo feliz

  19. Gustavo disse:

    Vai aumentar o número de pessoas no transporte público. Brilhante para aumentar o número de expostos. Parabéns ao secretário e principalmente ao prefeito lambe botas do Doria… na sua luta quanto pior ..melhor…
    Vamos esperar as eleições.

  20. Verediano disse:

    Boa tarde a todos….
    Esse tal rodizio em campinas só me faz pensa q
    Tirando os carros das ruas só vai alimenta os
    Passageiros nos ônibus e com isso gera mais arrecadação para a prefeitura através das empresas de ônibus ja q o comércio esta quase tudo parado e nao pode pagar os impostos …..etc

  21. Eder disse:

    ainda continuamos a espera de pessoas competentes em cargos politicos,trabalho na area de segurança e nao tive carga horaria reduzida na pandemia e agora vem isso,como que eu pegar 3 conduçao para trabalhar vai ajudar em nao haver aglomeraçao se serei mai um dentro de um onibus… politicos deveriam voltar a aprende do 0…

  22. Patricia disse:

    So uma pergunta que nao quer calar ira aumenta a frota de onibus nos horario de pico pois as pessoas que nao poderao ir trabalhar de carro usaram o transporte publico??? Uma falta de vergonha com os usuarios do transporte publico em plena pandemia os onibus lotados e que demoram pra passar no ponto de onibus e as pessoas sao obrigadas a entrar senao acabam chegando atrasadas no trabalho e na volta do trabalho pior os onibus estao tao lotados que o motorista quase nao consegue fechar a porta.
    Por que antes de reduzir as frotas de onibus os senhores politicos nao saem na rua verificar a real situacao, alem de reduzir a frota de onibus pois bem sei que os comercios essencias estao abertos: farmacias,padarias, hospitais ,clinicas,dentistas, mercados, oticas, concessionarias de automoveis e etc…
    E todos necessitamos de transporte publico decente, pois nao usamos onibus de graca pagamos.Fique em casa nao e para todos lembresse disso!!!

  23. Ezequiel disse:

    Notícia velha. Rodízio já foi suspenso.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Claro irmão, vê a data da publicação. Povo só lê pela metade, aí fica difícil. Acessa a nova aqui

  24. Fabiano Batista Carvalho disse:

    Apesar dos acontecimentos dessa corona na verdade o rodízio iria acontecer um dia essa corona só deu um impurãozinho essa é a minha opinião

  25. Eliézer Silva Do Nascimento disse:

    Na Verdade, isso e desculpa pra Eles arrecadarem dinheiro, Hipocritas, Politicos ea pior Raça podre, Ingraçado que os Onibus lotado pode!

  26. Adriana disse:

    E como faz quem sai de outra cidade para fazer tratamento doenças crônicas em crianças,justo data do rodízio meu veículo não pode circular quinta feira placa 7/8 como eu faço?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Tem de ver a data da notícia e se atualizar no site. A nota é de 13 de maio de 2020 e em outra nota fala da revogação

Deixe uma resposta