Praia Grande fará Audiência Pública da concessão do transporte pelo Facebook

Publicado em: 12 de maio de 2020

Piracicabana atua na cidade há 10 anos. Foto: Renan Bomfim Deodato

Evento acontecerá no dia 26 de maio, às 19 horas, na página da prefeitura. Contrato de concessão com a Viação Piracicaba será encerrado em dezembro deste ano

ALEXANDRE PELEGI

Em tempos de proliferação do Covid-19, a prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, decidiu levar detalhes à população sobre o processo de licitação da nova concessão dos serviços de transporte coletivo de passageiros de forma segura, garantindo o isolamento social.

A audiência pública sobre o tema será realizada no dia 26 de agosto de 2020, às 19 horas, de forma virtual, na página oficial da Prefeitura no Facebook (facebook.com/prefeiturapg).

A administração municipal deverá apresentar itens do processo licitatório como o cálculo da tarifa, dentre outros.

O sistema de integração, como funciona nos terminais, no embarque ao longo da Cidade e entre as linhas municipais e intermunicipais, também será apresentado na ocasião, assim como a situação dos pontos de ônibus. Atualmente, cerca de 96% das paradas contam com abrigos, com exceção de locais onde fisicamente os trechos não comportam ou não precisam do equipamento.

A prefeitura explicará também como como funcionam na nova proposta de edital os terminais Tude Bastos e Tatico.

A questão de tecnologias abordará o aplicativo Quanto Tempo Falta, painéis eletrônicos que informam o tempo de espera das linhas, entre outros.

Quanto à frota dos ônibus, serão especificados os tipos de veículos, que deverão trazer wifi e GPS. A prefeitura também descreverá as linhas, com itinerários e funcionalidade do sistema.

Para participar da audiência pelo facebook, e interagir com a prefeitura, o interessado deverá preencher um formulário com dados pessoais como nome completo, CPF e Bairro onde mora.

A realização repetirá os moldes da bem sucedida Audiência Pública de Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021, realizada no mês de abril também de forma virtual pelo facebook da Prefeitura.

A concessão do sistema está atualmente com a Viação Piracicabana, mas será encerrada em dezembro, após contrato de 10 anos (5 anos iniciais, com prorrogação de mais 5).

Além das sugestões e dúvidas que poderão ser enviadas pela população no dia 26, uma área de consulta pública com informações gerais sobre o tema também será disponibilizada pelos próximos meses no site da Prefeitura: praiagrande.sp.gov.br.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta