Isolamento social do estado de São Paulo chega a 50% neste sábado

Na capital paulista, endurecimento do rodízio pode ser revertida caso o isolamento chegue a 60% por vários dias consecutivos. Foto: Diário do Transporte.

Dados foram divulgados pelo Governo neste domingo

JESSICA MARQUES

O índice de isolamento social do estado de São Paulo chegou a 50% neste sábado, 09 de maio de 2020. Os dados foram divulgados pelo Governo na tarde deste domingo, 10.

De acordo com o Governo do Estado, o isolamento social é uma medida importante para reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Os dados são medidos por meio do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente).

“A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras”, informou o governo do estado, em nota.

Confira o gráfico com os dados do estado:

isolamento

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. “O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.”

CAPITAL PAULISTA

Na capital paulista, por sua vez, o índice de isolamento social chegou também a 50% neste sábado. De acordo com o prefeito Bruno Covas, a decisão do endurecimento do rodízio pode ser revertida caso o isolamento chegue a 60% por vários dias consecutivos.

Relembre: Rodízio mais rígido pode ser revertido se isolamento chegar a 60%, diz Bruno Covas

“Todo dia temos reunião, em especial com a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e vai avaliando os números. Chegamos a estudar rodízio com 80% de redução da frota e circularia na segunda apenas placa 1 e 2, na terça placa 3 e 4 e assim por diante. Estudamos várias possibilidade e entendemos que com este [rodízio que vai começar amanhã] podemos voltar ao índice que tínhamos no início da quarentena”, disse Covas, em entrevista à Globo News neste domingo.

LOCKDOWN

Além disso, o prefeito não descarta adotar o fechamento de todos os serviços e comércio da cidade de São Paulo, com exceção dos atendimentos essenciais. Contudo, Covas acredita que a ação deve incluir os municípios da Grande São Paulo.

“Lockdown é sempre a opção mais difícil, a gente sabe o impacto que isto tem, e sabemos que não adianta só a cidade de São Paulo adotar, vivemos em uma região metropolitana conturbada e por isto precisamos pensar isto de forma metropolitana e por isto é a última opção.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading