Prefeitura de Santo André realiza parcerias para medir índice de isolamento social na cidade

Publicado em: 8 de maio de 2020

Na cidade, ônibus municipais estão operando com 50% da frota e 75% de queda na demanda. Foto: Adamo Bazani.

Medição é feita calculando a posição dos aparelhos em relação às antenas das operadoras de telefonia móvel

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, informou nesta sexta-feira, 08 de maio de 2020, que realizou duas parcerias para medir o índice de isolamento social na cidade.

O objetivo da iniciativa é utilizar os indicadores para auxiliar o Executivo na definição de ações de combate ao novo coronavírus e na avaliação sobre o cumprimento das regras da quarentena.

De acordo com a Prefeitura, uma das parcerias foi firmada com a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que tem entre suas associadas operadoras como Tim, Vivo, Claro e Oi, e analisa informações sobre o deslocamento de celulares, formando uma compilação de dados que permite medir o isolamento da população.

Neste caso, medição é feita calculando a posição dos aparelhos em relação às antenas das operadoras, criando um mapa de deslocamento que permite definir o índice de distanciamento social.

A segunda plataforma é da empresa In Loco, uma startup que recebe informações de localização para fins de segurança e combate a fraudes. O programa está presente em mais de 100 aplicativos de delivery, varejo e bancos, por exemplo, e coleta dados que são enviados para a central da startup.

“As informações que chegam ao banco de dados são anônimas. A empresa sabe onde cada usuário esteve, mas não há a possibilidade de saber quem é quem”, informou a Prefeitura, em nota.

DECISÕES

Na avaliação do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Pedro Seno, o objetivo das parcerias é melhorar a tomada de decisões para que as medidas da administração sejam cada vez mais assertivas.

“Prezamos muito pela qualidade das informações que têm subsidiado as ações do governo para o combate à crise. Com estes dois sistemas, teremos condições de analisar o nível de isolamento da população, inclusive bairro a bairro, de forma a tomar decisões mais assertivas que permitam que a vida das pessoas volte ao normal o mais breve possível”, afirmou.

ACESSO AOS DADOS INDIVIDUAIS

Tanto na parceria com a ABR Telecom, quanto com a startup In Loco, a Prefeitura de Santo André garantiu não terá acesso a dados individuais dos usuários, como números de telefone ou nomes.

O município informou, em nota, receberá apenas os índices de isolamento social, que serão utilizados para direcionar ações de combate à Covid-19. Além disso, em ambas as parcerias, não haverá custos para os cofres municipais, ainda segundo o Executivo.

“Neste primeiro momento, em todo o estado, apenas Santo André, Campinas e o Governo de São Paulo conseguiram parceria para realizar este tipo de medição do isolamento social. Essa iniciativa, articulada pelo Parque Tecnológico de Santo André, é mais uma ação da Prefeitura neste momento de crise mundial”, disse, em nota, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

ESTADO DE SÃO PAULO

O Governo do Estado de São Paulo utiliza uma tecnologia semelhante para realizar a medição do isolamento social nos municípios. Os dados são computados por meio do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo).

Assim, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

“O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, explicou o Governo do Estado, em nota.

ISOLAMENTO EM SANTO ANDRÉ

De acordo com dados do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 07 de maio de 2020, o isolamento social em Santo André foi de 47%, igual à média de todos os municípios.

Relembre:Isolamento social no Estado de São Paulo é de 47% novamente nesta quinta-feira, 07, diz sistema de monitoramento

Além disso, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, informou que os ônibus municipais estão operando com 50% da frota e 75% de queda na demanda. Os dados foram divulgados na noite desta quinta-feira, 07 de maio de 2020.

De acordo com o prefeito, por conta da pandemia de Covid-19, os ônibus municipais transportam cerca de 53 mil passageiros por dia. Antes do novo coronavírus, o número chegava a aproximadamente 200 mil pessoas.

Relembre: Ônibus municipais de Santo André operam com 50% da frota e 75% de queda na demanda

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta