Prefeitura de Rio Grande (RS) altera funcionamento do transporte para aumentar prevenção do contágio da Covid-19

Ônibus da empresa Noiva do Mar, uma empresas de transporte da cidade. Foto: Marcio Matozo

Novas medidas controlam número de passageiros no transporte seletivo e convencional, e limita gratuidade para idosos

ALEXANDRE PELEGI

Cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, e considerada a mais rica da região sul do estado, com mais de 210 mil habitantes, Rio Grande baixou uma Portaria Normativa na quinta-feira, 06 de maio de 2020, com vistas a reforçar os procedimentos de distanciamento social e prevenção de contágio da COVID-19.

O Estado de Calamidade Pública no município foi reiterado nesse mesmo dia.

No momento em que os números da pandemia crescem diariamente no país, as prefeituras estão percebendo a necessidade e reforçar o isolamento social como melhor forma de evitar a doença e sua disseminação ainda mais rápida.

Dentre as medidas dispostas na Portaria, está a volta do funcionamento do transporte Seletivo. A modalidade passa a operar, no entanto, com tabela especial, mas com lotação máxima de 50% da capacidade de passageiros, distribuídos separadamente por não haver janelas no veículo. Ainda, os operadores e passageiros serão obrigados a usar máscara facial de proteção cobrindo boca e nariz durante toda a viagem.

No caso do transporte convencional por ônibus, a circulação também está restrita à ocupação dos veículos. Segundo a Portaria, os coletivos poderão operar com ocupação da capacidade de bancos e com até 08 passageiros em pé, “garantida sua distribuição ao longo do corredor do veículo, sendo obrigatório o uso de máscara facial de proteção cobrindo boca e nariz para operadores e usuários para acesso ao coletivo”.

O serviço de transporte convencional na cidade é oferecido em sistema de permissão para o Consórcio Rio Grande (composto pelas empresas Noiva do Mar e Transpessoal), situação que a prefeitura deseja alterar.

A gratuidade para idosos também será alterada. A partir do dia 11 de maio, próxima segunda-feira, e até que seja revogado o Estado de Calamidade Pública no município, a isenção tarifária valerá apenas no intervalo compreendido entre as 10h e as 16h30min para, no máximo, 04 (quatro) viagens diárias. Haverá cobrança de tarifa integral nas viagens que excederem o número permitido ou efetuadas fora do intervalo determinado, ou seja, durante os horários de pico.

Também a partir de segunda, 11, durante a vigência da suspensão das aulas determinadas pelo setor público, o estudante, independentemente de dia e horário, terá de pagar a tarifa integral do sistema ao utilizar o cartão de bilhetagem eletrônica.

A Portaria determina ainda que as empresas de transporte deverão realizar a higienização interna periódica dos veículos de suas frotas. O mesmo vale para todos os modais de transporte público de passageiros, seja coletivo ou individual.

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading